PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RISCOS DE BEBER DURANTE A GRAVIDEZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Bebê ,Engravidar

RISCOS DE BEBER DURANTE A GRAVIDEZ

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres grávidas não consumam nada de bebida alcoólica durante a gestação, já que ainda não há qualquer estudo que determine ao certo uma quantia segura para consumo durante a gravidez. Por outro lado, várias pesquisas mostram quais são os riscos de beber durante a gravidez, prejudicando até mesmo o desenvolvimento do feto no útero materno. Apesar disso, alguns médicos permitem que as gestantes tomem um copo de cerveja ou taça de vinho em ocasiões especiais ou comemorativas.

Riscos de beber durante a gravidez são comprovados

Pesquisadores e médicos já concluíram que o consumo frequente de bebida alcoólica durante a gestação afeta o desenvolvimento do bebê no útero. Isso porque quando uma mulher grávida ingere álcool, a substância chega até o feto de forma muito rápida, pela placenta da mãe e pela corrente sanguínea, já que os dois estão intimamente ligados. O risco é válido para toda a gestação.

Quando a gestante consome mais de seis doses de álcool por dia, existe o risco de o bebê nascer com síndrome alcoólica fetal, resultando em crianças com retardo mental, malformações cardíacas e no rosto, distúrbios de comportamento e retardo no crescimento da criança. Os riscos de beber durante a gravidez para mulheres que consomem mais de dois copos por dia inclui o nascimento crianças com problemas de fala e linguagem, hiperatividade e concentração. Estes efeitos são conhecidos como efeitos alcoólicos fetais, menos grave que a síndrome.

Como substituir o álcool por outras bebidas

Se os riscos de beber durante a gravidez não forem o suficiente para fazer com que a gestante se mantenha distante das bebidas, é possível encontrar alternativas. Para substituir o álcool, a grávida por optar por cervejas e vinhos sem álcool, assim como coquetéis sem a substância. Quem estiver com o desejo de uma caipirinha pode experimentar tomar água com gás, com a adição de um pouquinho de limão ou hortelã. A sugestão é usar a criatividade para não passar vontade, mas atualmente existe uma grande variedade de bebidas sem álcool.

Dicas para ficar longe da bebida durante a gravidez

Especialistas lembram ainda que o álcool é uma bebida calórica e pode aumentar o ganho de peso natural da gestante, podendo ser substituído por bebidas mais saudáveis, como sucos naturais. A prática de atividades saudáveis, como caminhadas e massagens, podem aliviar o desejo da bebida. O parceiro também deve ser solidário à gestante, não consumindo bebidas alcoólicas na presença da grávida, para não piorar a tentação. Também é importante deixar a questão clara com o médico que acompanha a gravidez, solicitando a ajuda de especialista se o excesso de bebida for um problema. Alguns médicos recomendam, inclusive, que a mulher já deixe de consumir bebidas alcoólicas completamente no momento em que decidem engravidar, para evitar qualquer risco para o bebê.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!