PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RIO +20, DATA, OBJETIVOS, 2012, TEMAS, PROJETO SUSTENTÁVEL

Autor: G. Produções
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

RIO + 20

O Rio+20 é um projeto sustentável que será realizado entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. Sua denominação (Rio+20) se dá porque o projeto alcançou os vinte anos, realizando conferências das Nações Unidas visando à conscientização do meio ambiente e seu desenvolvimento. Tendo como principal objetivo a definição da agenda do desenvolvimento sustentável nos próximos anos, o evento demarca um grande passo para o meio ambiente.

RIO +20, DATA, OBJETIVOS, 2012, TEMAS, PROJETO SUSTENTÁVEL

O Brasil enviou sua proposta de sediar a Rio+20 em 2009, ano que recebeu a aprovação da Assembléia-Geral das Nações Unidas. Entre outras finalidades, a conferência tratará da renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável e suas vertentes. Os principais temas discutidos serão: A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável e; A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A conferência será composta por três fases. Na primeira, entre 13 e 15 de junho, serão reunidos os representantes governamentais para negociarem os documentos que serão adotados. Após, entre 16 e 19 do mesmo mês, estão programados os eventos com a sociedade civil, ou seja, neste período ONGs, comunidades científicas, entre outros são convidados para discutirem quais os temas mais urgentes relacionados ao desenvolvimento sustentável para que sejam levados aos chefes de estados em seguida.

Na terceira e última fase, entre os dias 20 e 22 de junho, serão recebidos chefes de governo dos países-membros das Nações Unidas e chefes de estado, sendo considerado o segmento de alto nível da conferência.

Com os preparativos conduzidos pelo Subsecretário-geral da ONU para assuntos e demais destaques de estados e governos, a Rio+20 conta também com um Mesa Diretora que realiza encontros regulares em Nova York com o objetivo de decidir diretrizes do evento.

Dessa mesma Diretora fazem parte representantes dos cinco grupos regionais da ONU, além da ilustre co-presidenta do Embaixador Kim Sook da Coréia do Sul. Até o dia 1° de novembro de 2011 foram aceitas propostas por escrito dos representantes da sociedade civil e das organizações internacionais. Com esse material o secretariado elaborou um “zero draft” (minuta zero em inglês) que foi desenvolvido ao longo dos primeiros seis meses deste ano. Um grande passo para o mundo, o projeto visa ampliar e desenvolver a conscientização do meio ambiente e da sustentabilidade no mundo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!