PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RENOVAR PASSAPORTE BRASILEIRO NA PF

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Viagens

RENOVAR PASSAPORTE BRASILEIRO NA PF

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal (PF) que serve como um documento de identidade para uma pessoa que está fora de seu país de nascimento, ou seja, é o que prova que você é um estrangeiro que entrou no país de forma legal. O documento é usado em todas as entradas de acesso a solo internacional, como portos, fronteiras e, principalmente, aeroportos. Mas como renovar passaporte brasileiro na PF?

Um documento tão importante precisa estar sempre atualizado com a justiça, para que não haja problemas nas viagens. No Brasil, a validade do passaporte é de 5 anos, por isso, é recomendado que você confira a data de vencimento antes da próxima viagem, que deve ter volta marcada para no mínimo seis meses antes do fim da validade, a fim de evitar problemas.

A taxa cobrada para a renovação do passaporte é de R$ 156,07, paga por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Em caso de extravio ou perda do passaporte anterior, o cidadão deverá apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem, que fez quando o problema ocorreu.

Veja o que é necessário para renovar passaporte brasileiro

Para renovar o passaporte você vai precisar dos mesmos documentos que utilizou para fazê-lo. Lembre-se de levar os originais dos seguintes itens:

– Documento de identificação, como RG, carteira nacional de habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);

– Cadastro de Pessoa Física (CPF);

– Título de eleitor para maiores de 18 anos e até 70 anos;

– Certidão para menores de 12 anos ou para quem alterou o nome por causa de casamento ou separação;

– Situação militar, para jovens que completam 19 anos no ano de emissão do passaporte;

– Passaporte anterior ou documento de registro de perda e roubo caso tenha ocorrido.

Depois de reunir toda a documentação e ter certeza de que não está faltando nada, o próximo passo é preencher um formulário eletrônico e solicitar o agendamento, tudo isso no site da Polícia Federal. Escolha também o posto de atendimento mais próximo e compareça pontualmente na data e nos horários combinados. Normalmente, os agendamentos são feitos com um mês de antecedência.

Chegando ao posto marcado no horário agendado ou até antes, o atendimento será bem rápido. Após duas semanas, você terá até 80 dias para buscar o seu novo passaporte. O antigo torna-se inutilizado, servindo somente como lembrança das viagens já feitas.

Para finalizar nossas dicas, não agende nenhuma viagem internacional até que você tenha o seu novo passaporte em mãos, para evitar problemas. Portanto, agende o atendimento na Polícia Federal com o máximo de antecedência possível.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!