PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





REGRAS ABNT – TRABALHOS ACADÊMICOS, FORMATAÇÃO, PADRONIZAÇÃO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

REGRAS ABNT – A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) existe com o intuito de fornecer à sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, a partir de documentos normativos, a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de maneira que contribua para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor. Para trabalhos acadêmicos, as regras ABNT são basicamente utilizadas com o intuito de reduzir erros e realizar a padronização dos trabalhos escritos, primando pela qualidade da aplicação das regras acadêmicas. Os trabalhos são divididos em: parte externa (capa e lombada); e parte interna, que abrange elementos pré-textuais (folha de rosto, ficha catalográfica, errata, folha de aprovação, dedicatória, epígrafe, resumo na língua vernácula, resumo em língua estrangeira, listas e sumário); elementos textuais (introdução, desenvolvimento e conclusão); e elementos pós-textuais (referências, apêndices e anexos).

REGRAS ABNT - TRABALHOS ACADÊMICOS, FORMATAÇÃO, PADRONIZAÇÃO

Além disso, as regras ABNT fornecem informações de como tais trabalhos devem ser formatados: desde a folha para impressão – que deve ser realizada em papel branco ou reciclado, no tamanho A4 e usando sempre tinta preta, com exceção das ilustrações, que utilizam cores –, até as margens: na frente, superior e esquerda devem possuir 3 cm e inferior e direita 2 cm; já no verso, as medidas são 3 cm para superior e direita e 2 cm para inferior e esquerda.

Em relação ao padrão de fontes a ser utilizado, as regras ABNT indicam Times New Roman ou Arial com corpo 12 no texto e com corpo 9 ou 10 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, indicativos das ilustrações e tabelas. Deve-se, também, atentar ao espaço entrelinhas, que é de 1,5 no texto e 1,0 para citações com mais de três linhas, notas de rodapé, referências e indicativos de ilustrações e tabelas. Os parágrafos sempre devem ser utilizados seguindo o padrão do sistema Windows, com 1,25 cm.

Outro importante fator na elaboração de trabalhos acadêmicos é a correta numeração das páginas, que devem seguir o padrão de algarismos arábicos. Quando a numeração for localizada na página da frente, devem estar posicionadas a 2 cm da borda superior e direita, e no verso, 2 cm da borda superior e esquerda.

A ABNT é o único órgão possuidor de base tecnológica necessária para exercer a atividade de normatização, sendo, então, responsável também pela definição de padrões técnicos no Brasil, apresentando para tal as regras ABNT.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!