PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PARA O NEGÓCIO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PARA O NEGÓCIO

Um dos desafios enfrentados constantemente por empresários, principalmente aqueles que acabam de iniciar um empreendimento, é contratar e selecionar pessoas para trabalhar com ele em seu negócio. É preciso encontrar pessoas compromissadas, além de capacitadas para o serviço, para que se possa depositar confiança nelas. Portanto, é imprescindível saber mais sobre recrutamento e seleção de pessoas para o negócio.

Muitas vezes, a necessidade de pessoal para o trabalho pode fazer com que, na pressa, o empresário faça más escolhas e tenha que lidar com demissão e outras burocracias, além de voltar a ter falta de pessoas para ajudar no trabalho. Para que o momento de recrutamento e seleção de pessoas para o negócio seja bem aproveitado e você consiga escolher bons profissionais para trabalhar na sua empresa, é essencial conferir algumas dicas básicas.

Veja informações sobre recrutamento e seleção de pessoas para o negócio

1. Requisitos básicos para qualquer função

No momento de recrutamento e seleção de possíveis funcionários para seu trabalho, observe se a pessoa atende os seguintes requisitos:

– Experiência: contratar pessoas que já trabalharam no ramo o qual você administra com sua empresa pode ser um grande facilitador para o empresário que irá gastar menos tempo e dinheiro com treinamento para determinadas funções;

– Capacitação: para algumas funções, mesmo a falta de experiência pode ser ignorada quando a pessoa apresenta um bom currículo no quesito escolaridade, e apenas um curso técnico para exercer a função pretendida poderá ajudar muito no dia-a-dia do trabalho;

– Pró-atividade: observe se o candidato se mostra disposto a exercer tarefas, até mesmo as que não estariam sob responsabilidade dele, pois isso significa que ele está pronto para assumir responsabilidade, cumprir metas e principalmente, trabalhar com vontade, o que é importante para o funcionamento diário da empresa;

– Boa aparência: um bom líder não se atende a estereótipos antiquados como exigir que uma mulher seja magra, ou não contratar pessoas tatuadas, mas é preciso saber segmentar aquele profissional para o tipo de trabalho que ele fará, observando se ele sabe se vestir conforme o seu negócio exige, e ele deve mostrar isso já na primeira apresentação, na entrevista;

– Postura, educação e boa fala: principalmente se você pretende contratar os funcionários para lidar diretamente com clientes, observe como eles se portam já na entrevista, se têm boa fala e se comunicam bem, além de conferir se são bem-educados, e você pode avaliar tais quesitos também propondo atividades em grupos com outros candidatos.

2. Conduza a entrevista

Para avaliar todos os fatores listados, você precisará realizar entrevistas e conhecer os candidatos pessoalmente, no máximo por chamada de vídeo, se ele morar longe e se esse requisito não for um dos pré-requisitos para a contratação.

Para que você possa avaliar bem o seu candidato, elabore perguntas que vão tirar todas as suas dúvidas sobre ele, respeitando os limites da privacidade da pessoa, é claro. Atividades como dinâmicas podem responder questões como pró-atividade e relacionamento do candidato com o público e colegas de trabalho, e são muito recomendadas para avaliação.

Agora, basta se organizar para aplicar as dicas que demos.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!