PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





REAÇÕES DO CORPO AO PARAR DE FUMAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

REAÇÕES DO CORPO AO PARAR DE FUMAR

Quando o organismo fica sem nicotina depois de um longo tempo de uso é comum que ocorram sintomas diversos. Saiba quais são as reações do corpo ao parar de fumar e como minimizar os seus efeitos.

Um sinal bem comum é a ansiedade crescente, desencadeada pelos neurônios do centro de busca que percebem a falta da droga. Como consequência outras reações do corpo ao parar de fumar são irritabilidade, nervosismo, agitação, depressão leve e tristeza.

Para muitas pessoas, é quase que insuportável conviver com a vontade de fumar e, por isso, é comum que depois de alguns dias algumas desistam e voltem ao tabagismo. Há também as pessoas que já tentaram parar de fumar várias vezes e só conseguiram obter sucesso depois que iniciaram algum tipo de tratamento.

Por outro lado, há também quem conseguiu largar o vício sem o uso de fármacos, apenas com muita força de vontade. Além disso, com a ansiedade crescente devido à falta de nicotina, o cérebro começa a associar todos os momentos de ansiedade com a falta da droga.

Especialistas lembram que os primeiros dois dias são os mais tensos para quem para com o fumo, sendo que as crises de abstinência podem durar todo o dia.

Mais sobre as reações do corpo ao parar de fumar

Outras reações do corpo ao parar de fumar podem ser ainda tremores, cansaço, suor frio nas mãos, insônia ou sonolência excessiva, falta de concentração, apatia e até mesmo agressividade e fúria. É possível ainda que ao parar com o vício a pessoa tenha crises de tosse e corrimento nasal, bem como dores pelo corpo.

Um sintoma bastante frequente é a fome compulsiva e, por isso, muitas pessoas que tentam parar de fumar acabam ganhando alguns quilinhos. Depois de três dias de abstinência, os sintomas começam a amenizar, sendo que as crises são menos frequentes, bem como a sua intensidade, que se torna mais suportável.

Da mesma forma, com o correr das semanas, as reações do corpo ao parar de fumar vão diminuindo. Mesmo assim, a vontade de fumar ainda persiste. É apenas depois de seis meses que o indivíduo que parou de fumar consegue passar alguns dias sem pensar no cigarro.

Essa melhora demora a acontecer porque é o tempo que leva para os neurônios começam a se libertar da dependência. Nesse momento eles se recuperam dos efeitos da nicotina em seus circuitos. Além dos tratamentos, é possível fazer uso de alguns truques para amenizar as reações.

Um deles é manter as mãos ocupadas, escrevendo, cozinhando ou fazendo tricô, pois o ex-fumante pode ter a sensação que está com as mãos vazias. Outra dica é fazer exercícios, para evitar a insônia no meio da noite. Já que é comum as pessoas pegarem um cigarro por hábito, mesmo depois que decidiram parar, é indicado não tê-los por perto.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!