PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUESTÕES DE CONCURSO PÚBLICO POR ASSUNTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Concursos Públicos

QUESTÕES DE CONCURSO PÚBLICO POR ASSUNTO

Passar em um concurso público é o desejo de muitas pessoas que passam horas estudo em casa ou em cursinhos reparatórios para conquistar seu objetivo de ter um emprego estável e um bom salário. Mas muitos dos candidatos não conseguem passar mesmo com toda a base teórica reparatória. Além de renovar os conhecimentos e aquecer o cérebro com boa leitura e estudos, o candidato precisa também conhecer a prova e saber responder as questões de concurso. Muitas vezes a pressão, o cansaço e a ansiedade para terminar a prova fazem o candidato errar no gabarito uma resposta que foi tão fácil para ele na hora de executar a provas. Outros caem na famosa “pegadinha” que é colocada na pergunta para que o candidato se confunda e não consiga responder direito. O que poucos sabem é que há métodos eficazes para responder as questões de concurso sem cair nas pegadinhas ou cometer grandes erros, e você poderá treinar enquanto estuda, praticando em simulados.

Resolvendo questões de concurso público

1. Conheça a banca: para saber até mesmo os tipos de perguntas que estarão a sua espera no dia da prova, você precisa que método a banca que a aplica utiliza para desenvolver o conteúdo e questões. Há o padrão Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília), por exemplo, que são questões de resposta “certo ou errado” ou dissertativas para provas que exigem conhecimento muito específico para concursos de nível superior, como um cargo para advogados, por exemplo. Já as de padrão FCC (Fundação Carlos Chagas) e ESAF (Escola de Administração Fazendária) são provas de multiplica escolha com as famosas opções A,B,C e D. Conhecendo bem o perfil do responsável pela prova, você conseguirá mapear as questões e identificar os itens mais podem aparecer nas provas, até mesmo consegue prever alguns assuntos a serem abordados, pois as bancas seguem tendências.

2. Poupe sua mente e sua atenção: é preciso sim ler toda a prova atentamente, e a reler a questão quando for respondê-la, mas não canse seu cérebro com algo que você pode não lembrar na hora, não precisa forçar a resposta. Leia primeiro o enunciado para verificar se o texto será uma leitura mais fácil pois você já conhece o assunto, se não lembrar se lembrar na hora e a prova for de múltipla escolhas leia as opções e só depois de comprovar se consegue responder na hora, leia o texto para procurar ou confirmar a resposta, leia quantas vezes forem necessárias. Outra ótima técnica para múltiplas escolhas, que ajuda a economizar esforço no cérebro, é eliminar as questões mais prováveis de estarem erradas.

3. Objetividade é a chave: muitas pessoas acham que quanto mais enrolam o conteúdo de um texto com palavras difíceis mais nota podem ganhar, mas na verdade, o que acontece é o contrário. Os examinadores precisam testar sua capacidade de entender e argumentar sobre um assunto com segurança e entendimento, por isso, você precisará dar respostas objetivas e com linguagem formal, mas compreensível nas questões dissertativas.

Com essas dicas acima você estará muito mais preparado e focado para obter o sucesso desejado no concurso público e, enfim, conquistar o emprego tão sonhado!




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!