PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO MUDAR DE CURSO NA FACULDADE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos

QUANDO MUDAR DE CURSO NA FACULDADE

O índice de evasão dos cursos universitários em instituições de ensino federal atingiu a marca de 40% nos últimos dez anos no Brasil. Existem várias razões justificam essa evasão, que costuma ocorrer antes mesmo de os alunos concluírem a graduação. A maioria apenas fica desencantada com a primeira opção de curso, por não ter tido acesso a informações suficientes sobre a área de atuação, sobre as disciplinas ministradas e a profissão em si no momento da escolha do curso. No momento em que surge a dúvida, muitos se perguntam quando mudar de curso na faculdade.

Outro problema ocorre quando o universitário não consegue conciliar o curso com trabalho, optando por manter a atividade remunerada, já que existem poucas empresas que disponibilizam um horário flexível para os funcionários. Além disso, o pagamento no final do mês é outro fator que pesa nesta decisão e a escolha acaba sendo abrir mão da formação superior.

Quando mudar de curso na faculdade e seguir novos objetivos

Atualmente, existem muitas alternativas e nem sempre é preciso deixar os estudos para conseguir trabalhar, já que muitas faculdades e universidades estão oferecendo cursos de apenas um turno, no período da manhã, tarde ou noite. O aluno pode então procurar a instituição de ensino que mais se enquadra em seu perfil, mantendo trabalho e estudos ao mesmo tempo. Ainda assim, abandonar um curso não é mais encarada como resultado de insegurança ou decisão. As empresas veem com bons olhos quando a mudança do curso representa um investimento na carreira, oferecendo ao empregador um funcionário com maior gama de conhecimento.

Quando mudar de curso na faculdade? Não existe o momento ideal, mas a recomendação é que você só tome essa decisão no momento em que tiver a certeza que não irá se arrepender depois. Jamais abandone uma graduação se você não tiver um plano do que fazer depois. Se você já estiver cursando o último ano, prefira concluir esta graduação e depois buscar por uma pós-graduação ou especialização em outra área do conhecimento, que tenha mais proximidade com seus objetivos. Além disso, é possível ainda tentar outra graduação e já ter um diploma facilita o processo.

Outra dica é procurar alunos mais adiantados no curso que você tem interesse para saber como o curso evolui, principalmente quando envolve parte teórica e prática. Muitas vezes o começo do curso contem disciplinas mais paradas, mas a situação muda em outros anos. O problema pode também estar na instituição de ensino escolhida e não exatamente no curso de graduação. Além disso, é importante logo no começo saber como é a rotina profissional desta área escolhida, se envolvendo com estagiários e professores da área.

Se o problema for dinheiro, tente antes de deixar o curso procurar a administração da instituição de ensino, porque eles também têm interesse em realizar sua formatura. Existem ainda vários programas que realizam o financiamento dos estudos em universidades particulares.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!