PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO É NECESSÁRIO RECORRER AO SÍNDICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

QUANDO É NECESSÁRIO RECORRER AO SÍNDICO

O síndico de um condomínio é um personagem chave para o bem estar de todos. No entanto, nem sempre ele deve ser acionado quando existem problemas entre os moradores. Algumas situações podem ser tratadas sem burocracias, com uma conversa que zele pelo respeito, deixando o síndico mais livre para resolver os problemas relevantes. Assim, para entender quando é necessário recorrer ao síndico é preciso conhecer a sua função.

Confira quando é necessário recorrer ao síndico

O síndico, em geral, é um morador do condomínio que é eleito pela assembleia dos moradores para funcionar como o representante legal. Embora existam empresas, atualmente, que oferecem o serviço de síndico, cobrando para exercer a função, quando ele é morador do prédio não possui vínculo trabalhista para exercer os seus atributos.

Além disso, para saber quando é necessário recorrer ao síndico é preciso entender que, quando for necessário, ele também pode ser substituído, desde que acordado em assembleia de condôminos. Há também locais em que é pago uma remuneração ao síndico, o que vai depender das normas de cada lugar. Quanto as suas funções, as principais são as seguintes:

– representar o condomínio perante terceiros e órgãos públicos;

– desempenhar a administração interna do condomínio;

– cumprir e fazer cumprir a Convenção e o Regimento Interno;

– definir multas estabelecidas pela convenção;

– apresentar contas à assembleia;

– cuidar da manutenção e da segurança do prédio;

– guardar os documentos contábeis do condomínio.

Nesse sentido, quando falar com o síndico é imprescindível em casos judiciais, em que o condomínio esteja envolvido. Porém, mesmo em situações em que se deve reportar ao síndico mais corriqueiras também são aceitáveis, como um problema que o prédio tenha, como falta de água, luz, um cano quebrado, vazamentos nas áreas comuns, etc.

O síndico pode intermediar conversas entre os moradores quando eles não conseguem resolver entre si as desavenças, ou mesmo, casos em que não há discussão, mas é preciso chegar a uma solução. Isso pode ocorrer no caso de infiltrações em um apartamento que prejudiquem outra moradia.

As situações em que se deve reportar ao síndico também são aquelas em que o prédio precisa de reparos, reformas ou pinturas, sendo que é ele quem vai buscar os orçamentos para apresentar nas reuniões de condomínio, as quais ele deve estar presente e até mesmo presidir. Em vista disso, como existem diversas ocasiões em que se deve saber quando falar com o síndico é preciso escolher uma pessoa em que todos confiem e que tenha uma relação de harmonia com os demais condôminos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!