PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO E COMO REFORMAR PNEUS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Carros ,Dicas

QUANDO E COMO REFORMAR PNEUS

Saber a hora certa sobre quando e como reformar pneus são informações que você deve conhecer não colocar a vida dos passageiros em risco e também para saber a quem recorrer, evitando emergências. Nessa hora, o mais importante é levar o carro a empresas habilitadas, com profissionais que sabem o que fazem. Para reformar pneus de modo adequado é preciso conhecer as normas de segurança estabelecidas pelo Inmetro.

Atualmente, existem diferentes formas de reformar pneu, as quais estão previstas em lei. Uma delas é a recauchutagem, que consiste em reformar um pneu substituindo a sua banda de rodagem e dos seus ombros. A outra possibilidade é a recapagem, que se dá por meio da substituição da sua banda de rodagem.

A terceira forma de como reparar pneus é com a remoldagem, processo que consiste em substituir a banda de rodagem, de seus ombros e de toda a superfície dos seus flancos. Há também duas formas diferentes de fazer essas suas reformas: pré-moldado (reforma a frio) e camelback (reforma a quente).

Dicas sobre quando e como reformar pneus

Na reforma a frio, o pneu é recoberto com uma banda pré-moldada, funcionando como uma recapagem, que compreende somente a banda de rodagem e os ombros. Já a reforma a quente é quando o pneu é recoberto por uma camada de borracha não vulcanizada. Assim, o desenho da banda de rodagem é realizado por um molde em prensas, com três ou seis partes.

Com essa técnica, pode ser tanto uma recapagem como uma recauchutagem, que inclui parte da região dos flancos. A avaliação do melhor procedimento deve partir do profissional capacitado, pois existem tipos de pneus em que somente um dos processos pode ser aplicado.

A reforma de pneus é uma vantagem não apenas pela economia que proporciona, que pode ser de até 60% em comparação a um produto novo. Além disso, se feita corretamente a vida útil do pneu reformado pode ser a mesma de um novo. Sem contar o bem ao meio ambiente, pois um pneu reformado equivale a 57 litros de petróleo e economiza 80% de energia elétrica.

Já o momento de reformar pneu é o mesmo se você fosse trocá-lo. Isso pode ser verificado por meio do indicador chamado TWI – uma pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu. Para encontrá-la, basta olhar na lateral externa do pneu a sigla TWI ou um triângulo.

Na direção do símbolo, você deve observar se o ponto num dos sulcos está batendo no chão, se sim, significa que o pneu deve ser trocado. Outro jeito de fazer isso é passar a ponta de uma caneta esferográfica no sulco onde se encontra TWI. No caso de a caneta passar direto é porque a banda de rodagem já chegou ao nível da insegurança, mais um indicativo que está na hora de reformar pneu.

E aí, já conferiu os pneus do seu carro hoje?




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!