PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO E COMO PODAR UMA ÁRVORE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

QUANDO E COMO PODAR UMA ÁRVORE

Não se trata apenas de uma questão estética, a poda é um procedimento necessário e deve seguir algumas regras para evitar prejudicar a regeneração dos galhos e folhas de uma árvore. Sobretudo nas áreas urbanas, onde as árvores convivem e dividem espaço com elementos como postes de iluminação, placas de sinalização, muros e demais construções, a poda deve ser feita regularmente. Se você tem árvores na sua casa e deseja fazer o trabalho sozinho, aprenda a seguir quando e como podar uma árvore da maneira correta.

Saiba quando e como podar uma árvore

– As podas de rejuvenescimento das árvores são recomendadas para acontecer mais ao final do inverno, por ser o período em que é retomado o crescimento vegetativo. Você precisa ficar atento as diferentes fases da planta para planejar sua poda. Por exemplo, uma poda realizada no período da tarde, vai permitir que as plantas tenham o período da noite para cicatrizar os cortes. Outra fase ideal é durante a lua minguante, porque a seiva das plantas reflui para a raiz, de forma que a poda dos galhos e das folhas resulte em menos desperdício de seiva.

– Você pode usar uma camada de látex, verniz ou um produto próprio para cicatrização de corte para minimizar a exposição do corte, que corre o risco de ser contaminado com fungos e bactérias. Isso pode acabar causando o adoecimento da planta. Algumas pessoas colocam uma camada de barro molhado, mas o próprio barro pode contar com alguns contaminantes.

– Tenha sempre em mente que existe uma grande diversidade de seres vivos que dependem das árvores, como os passarinhos e seus ninhos, as lagartas e borboletas, formigas e ainda outros micro-organismos que equilibram o ecossistema. Avalie se a poda irá causar muitos danos aos seres que formam esse ecossistema.

– Lembre-se de que a poda não irá eliminar somente a parte aérea das plantas, como os galhos e folhas, mas também o que tem de vida no solo, como bactérias, fungos e etc, que vivem das sobras da fotossíntese que acaba sendo eliminadas pelas raízes. Com a poda, estes microorganismos terão dificultada a ação de dissolver os minerais importantes na alimentação das plantas.

– Em ruas, avenidas e demais vias públicas, a poda das árvores costuma ser realizada pelas secretarias municipais, normalmente entre os meses de abril e agosto. Entretanto, se surgirem casos de queda de galhos ou qualquer outra situação que apresente risco pela altura e alcance das árvores, a poda pode ser realizada em outros períodos. Se você perceber situações como estas nas vias por onde costuma circular da sua cidade, entre em contato com a secretaria do meio ambiente e urbanização e informe o local de risco. Em situações de emergência, como em acidentes envolvendo a queda de galhos, é preciso entrar em contato com o Corpo de Bombeiros.

– Em terrenos privados, é necessário possuir autorização da prefeitura para a poda e/ou retirada de árvores, informando sobre os motivos da poda e a espécie da árvore em questão. Para conceder a autorização, a prefeitura deve comparecer ao local e avaliar a situação.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!