PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO E COMO FAZER BALANÇO PATRIMONIAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

QUANDO E COMO FAZER BALANÇO PATRIMONIAL

De tempos em tempos, é preciso interromper o funcionamento da empresa por algumas horas, para tornar possível o cálculo da situação financeira em determinados período. É o momento em que a equipe se reúne para colher documentos que ajudam a contabilidade a visualizar o atual posicionamento do negócio em relação a seus custos, bens e lucros. Mas você sabe quando e como fazer balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é indispensável para empresas de qualquer porte, mas muitos empresários ficam inseguros com o tempo de realização dele. Então, quando é o melhor momento para realizar o balanço, e com que frequência? E como fazer o balanço patrimonial corretamente?

Veja quando e como fazer balanço patrimonial

1. A estrutura do balanço patrimonial

São três as estruturas para uma empresa realizar seu balanço. No balanço Ativo, a empresa possui como bens itens no estoque e aplicações que podem gerar benefícios econômicos. Calcula-se o quanto se pode lucrar, e são estabelecidas metas maiores do que as que já foram alcançadas.

Já no balanço Passivo, são tiradas horas para cumprir obrigações financeiras da empresa, como pagamentos de funcionários e de despesas. Calcula-se tudo o que se deve pagar, e também o quanto a empresa tem como condições de pagamento. E, por fim, o Líquido mostra a diferença positiva entre o valor dos ativos e passivos, calculando, como um todo, o capital que a empresa possui, contando despesas, gastos com compras de estoque e manutenção e lucros com vendas e produção.

Cada tipo de empresa pode encontrar o tipo de balanço ideal para controlar suas finanças, mas algumas podem precisar de dois ou até mesmo dos três todos os meses ou a cada três meses, no máximo, para manter um bom controle anual. Todos muito bem-executados, de preferência.

2. Mantenha o balanço atualizado

O ideal é atualizar a tabela de balanço da empresa mês a mês, assim, o processo torna-se menos trabalhoso no final do ano, quando a empresa tiver que listar seus lucros e suas despesas anuais. Todo o processo pode ser trabalhoso, principalmente se a empresa escolher mais de um só tipo de balanço a ser realizado.

3. Planejamento

É por isso que muitas empresas fecham para balanço, para que não haja interrupção, e que se possa executar o trabalho o mais rápido possível, não se podendo perder mais de um dia para balanço. Portanto, é importante que todos os funcionários disponíveis se dediquem a isso.

Também é essencial estabelecer uma data fixa para dia de balanço em cada mês, e também escalar os funcionários para realizar o trabalho, de modo que todos estejam sabendo das horas extras que terão, e para que não haja confusão na tabela, conforme os dias de balanço se aproximam.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!