PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUANDO DAR MESADA PARA OS FILHOS, QUAL VALOR?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

QUANDO DAR MESADA PARA OS FILHOS

Muitos pais podem se questionar sobre quando dar mesada PARA os filhos. Como esse dinheiro deve ser uma forma de ensinar desde criança o seu valor, não é preciso esperar muito para começar a dar mesada aos filhos. Mesmo famílias de baixa renda podem dar pequenos valores a seus filhos, o que é uma forma de ensinar a como usar o dinheiro e mesmo a economizar.

Assim, quando dar mesada para os filhos pode ser a partir dos seis anos de idade, quando a criança já terá um pouco mais de maturidade para começar a aprender sobre o valor do dinheiro. No entanto, se antes mesmo dessa idade ela já queira receber a mesada, o mais adequado é que os pais deem eventualmente uma quantia baixa, apenas para que ela se familiarize com o uso do dinheiro, ou seja, suas relações de troca.

Ainda sobre com que idade dar mesada aos filhos, especialistas sugerem que a partir dos seis anos, entretanto, uma quantia de dinheiro seja dada com periodicidade semanal, a chamada semanada. Essa forma de como estipular mesada aos filhos é interessante, pois crianças pequenas não conseguem perceber, ainda, a passagem de tempo maior.

Para saber com que idade dar mesada aos filhos, dos oito aos 11 anos, os pais podem transformar a semanada em quinzenada, assim pagando a mesada aos seus filhos a cada 15 dias. Por fim, quando eles chegam as 12 anos, já é possível passar para o pagamento mensal.

Quanto dar de mesada aos filhos

Na hora de saber como estipular mesada aos filhos é importante que o valor seja condizente com a realidade financeira dos pais, sendo que se possível o mais adequado é que eles não recebam nem o valor mais baixo nem o mais alto entre os colegas. Também é fundamental que pais e filhos entendam que a mesada não serve como estímulo.

É preciso, ainda, que a criança entenda que algumas coisas não podem ser adquiridas apenas quando se tem o desejo de tê-las. Para comprar um brinquedo, por exemplo, é preciso economizar, juntar dinheiro, assim, a mesada serve para que elas não tenham o sentimento de imediatismo. Para conseguir o que se quer, é preciso planejamento, inclusive, quando custa um valor mais alto.

Também é preciso estipular para que vai servir a mesada. O mais adequado é que não cubra gastos como lanche da escola, roupas, sapatos e nem atividades extras como futebol, natação e inglês.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!