PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUAL É O CÃO IDEAL PARA O IDOSO?

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

Essa ideia de solidão que é associada à vida dos idosos tem sido quebrada graças a aposta em animais de estimação para lhes fazer companhia. Em especial o melhor amigo do homem, o cão, é uma opção para alegrar os dias de um dono mais velho e que agora mora sozinho. Saiba qual é o cão ideal para o idoso como companhia.

Benefícios de ter um cão na melhor idade

Ter um cãozinho pode estimular os idosos a passeios que antes ficavam para depois e acabavam nunca sendo realizados por estarem confortáveis dentro de casa. Este estímulo pode ajudar no funcionamento da pressão sanguínea e controle do colesterol alto, além de contribuir também para a socialização do dono e aumentar a sensação de segurança e confiança. Que os cães são ideais para a vida na melhor idade já sabemos, mas qual é o cão ideal para o idoso conviver e renovar sua rotina?

QUAL É O CÃO IDEAL PARA O IDOSO?

Tamanho é importante

É recomendável que os idosos tenham como amigos cães de pequeno porte ou aqueles menores ainda, os “cães de colo”. O cão de pequeno porte ajuda a equilibrar a necessidade de exercícios com a condição física do idoso. Eles não costumam ter uma passada fácil de acompanhar e não exige que o idoso ande depressa e possa caminhar com uma companhia que respeite seu tempo.

Os cães de pequeno porte respeitam ainda nas brincadeiras, pois a leveza de seus corpinhos não permite brincadeiras brutas, por isso não precisa se preocupar com um idoso sendo derrubado pelo entusiasmo do cachorro ao vê-lo. E também fácil de levar ao veterinário, no carro ou em um banquinho no carro, ele vai sem problemas de peso ou espaço para levar.

Os cães de colo, além de proporcionar os benefícios acima, pode ser uma opção para idosos em outras condições, para aqueles que não podem caminhar e precisam ficar em casa por muito tempo. Os cães de colo gostam literalmente de ficar no colo, por isso não exigem muita energia, atenção ou sacrifícios, apenas um bom carinho e um lugar para dormir.

Saiba qual é o cão ideal para o idoso

Entre as raças mais adotadas por idosos, então os famosos York Shire Terrier, Shih Tzu, Schnauzer e o pug. Mas há também opções divertidas como o buldogue francês, chihuahua e Bichon Frizé. Uma forma de conhecer as outras diversas raças que podem ajudam um idoso e a que combina mais para cada pessoa é visitar um pet shop ou um veterinário e pedir dicas.

Antes de adotar o cão, pense: é preciso lembrar que os cães também precisarão de atenção, por isso, o idoso deve estar ciente de que passeará com o cão diariamente, ou ainda aquele que não pode passear, deve ter alguém que saia com o cãozinho por algumas horas.

O cão também causa despesas e precisa de espaço na casa. Para um idoso que mora sozinho, porém em um espaço pequeno, é preciso antes pensar em um bom lugar para que o cachorro possa dormir e fazer suas necessidades, para centralizar a sujeita e não espelhar pela casa, facilitando a limpeza do local.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!