PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUAL A DIFERENÇA ENTRE SERASA E SPC

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SERASA E SPC

Quando você não paga uma compra que efetuou ou um serviço que contratou, há o risco de a empresa que vendeu o produto ou serviço colocar o seu nome em órgãos como a Serasa e o SPC. Mas você sabe qual a diferença entre Serasa e SPC?

Ambas são empresas de segurança ao crédito e a sua diferença está apenas em quem as patrocina. Enquanto a Serasa foi desenvolvida por meio da reunião de grandes bancos, o SPC é mantido pelas associações comerciais do país. No entanto, a Serasa faz parte da empresa irlandesa Experian, que comprou a mesma dos bancos, tornando-se Serasa Experian.

Já a sigla SPC significa Serviço de Proteção ao Crédito. Mesmo que sejam patrocinadas de formas diferentes, o seu funcionamento é bastante semelhante, ou seja, essas empresas armazenam as informações pessoais, como nome e CPF, de consumidores que estão com dívidas, nos mais variados tipos de estabelecimentos, incluindo lojas, mercados, farmácias, bancos, restaurantes, etc.

Quando o nome ou o CPF de uma pessoa vai para um dos órgãos de proteção ao crédito, usa-se o termo negativado para definir o status financeiro do consumidor. A situação só volta ao normal depois que a pessoa pagar a sua dívida; aí sim, a Serasa e/ou o SPC retira o nome da lista de quem possui dívidas.

No entanto, depois de cinco anos, as dívidas prescrevem, ou caducam, em termos populares. Mesmo que o consumidor não tenha pagado a sua dívida, o seu nome sai da lista. Nesse período, entretanto, se a pessoa quiser fazer uma compra por meio de crédito ou outra forma de pagamento a longo prazo, é possível que o estabelecimento verifique o seu nome, um procedimento bem comum. Nesse caso, porém, por ele estar sujo, como se costuma dizer, a loja possivelmente, ao confirmar essa informação, não vai ceder o crédito ao consumidor, que deverá pagar à vista ou não realizar a compra.

Mais informações sobre qual a diferença entre Serasa e SPC

Para esse sistema funcionar, empresas como a Serasa e o SPC, que registram o nome das pessoas com dívidas, vendem a lista contendo essas informações, de quem está negativado, para as lojas, bancos e demais estabelecimentos que desejam fazer a consulta antes de vender a crédito para os seus clientes, seja por meio de pagamentos parcelados ou empréstimos.

O objetivo principal é oferecer mais segurança para as lojas e bancos na hora de emprestar dinheiro e fazer financiamentos, a fim de reduzir os casos de inadimplência. Existe outro órgão semelhante, porém, menos conhecido, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), outra empresa que dispõe de uma lista de consumidores endividados.

O responsável pela administração do SCPC é a Boa Vista Serviços. A sua vantagem e diferencial estão no fato de ser a única empresa do segmento que oferece a consulta de negativação de modo gratuito e pela internet. Para tanto, basta acessar o seu site para realizar a consulta.

Ao saber qual a diferença entre Serasa e SPC, você pensará duas vezes antes de fazer compras que possam te deixar endividado e com o nome sujo.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!