PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





QUAL A DIFERENÇA ENTRE LARINGITE E FARINGITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LARINGITE E FARINGITE

Enquanto a laringe conecta a faringe à traqueia, a faringe liga a boca e o nariz ao esôfago e à laringe. Por estarem tão próximas, pode ser difícil de saber qual das partes está inflamada, quando surgem as dores de garganta. Mas ao saber qual a diferença entre laringite e faringite é possível avaliar melhor o quadro.

Quando a laringe inflama, os sintomas mais comuns são voz rouca, uma vez que as principais causas do problema são o esforço das pregas vocais ou infecção por vírus. Em geral, a duração do quadro de laringite é curta, mas se não for tratada de forma adequada pode tornar-se uma doença crônica.

Outra causa do problema são as sinusites recorrentes, bem como refluxo gastresofágico, ingestão em demasia de álcool ou o tabagismo. O problema pode ter como motivo ainda os agentes externos, como substâncias alérgicas, fumaças e outros. Dessa forma, o melhor tratamento é não usar a voz e dar um descanso às pregas vocais.

Assim, é possível que elas se recuperem mais facilmente, ao se livrarem da inflamação. Outra medida importante é beber muita água por dia. Já quando o problema está associado ao refluxo do conteúdo estomacal é importante ainda cuidar na alimentação, preferindo comidas leves, menos gordurosas ou com muito açúcar e condimentos, além de evitar as bebidas alcoólicas e gaseificadas.

Mesmo com esses cuidados é preciso buscar ajuda médica, pois pode ser preciso seguir o tratamento com remédios para tratar o estômago. Quando o paciente não segue as orientações médicas, o quadro pode evoluir para febre reumática e glomerulonefrite, caso inflame ainda a parte do rim responsável por filtrar o sangue.

Mais sobre qual a diferença entre laringite e faringite

Já quando a faringe inflama e provoca a faringite, o mais comum é que o problema tenha origem em vírus ou bactérias na região da garganta. Os sintomas que acompanham a inflamação são irritação, dor e pigarro, podendo ainda haver dor de cabeça e nos músculos e febre.

Se a origem é bacteriana, normalmente a laringite é provocada pelo Streptococcus pyogenes, além de normalmente ser uma doença aguda. Nesse caso, o tratamento mais eficiente é o médico, que vai prescrever um antibiótico. Já quando o agente causador da faringite é um vírus, é comum que acompanhem os sintomas a tosse e coriza.

Além disso, o remédio indicado será um anti-inflamatório. Quando o problema ataca crianças os sintomas podem ser ainda mais numerosos, incluindo calafrios, dores no abdômen, vômito e náusea. Já a dor na garganta costuma ser dos dois lados, tornando a ingestão de alimentos e bebidas difícil. Nesse caso, é possível que a criança apresente também placas de pus na garganta.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!