PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PRÓS E CONTRAS DE MORAR COM OS PAIS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

PRÓS E CONTRAS DE MORAR COM OS PAIS – Depois de certa idade morando com os pais, alguns problemas de convivência e até financeiros começam a surgir e começa a indagação: “devo sair de casa e morar sozinho?” Por um lado a ajuda e o apoio dos pais ajudam você a se manter mesmo com um emprego instável e um salário razoável, por outro, você não tem a liberdade que precisa para ir e vir vemos tendo idade para isso. Enfim, existem prós e contras de morar com os pais e tudo deve ser levado em consideração nessa hora.

A necessidade de liberdade e de independência é inevitável, e morar sozinho pode começar a ser uma opção tentadora. Mas a ansiedade para tornar-se dono de si acaba apressando o que deveriam ser grandes decisões tomadas com muita calma e reflexão.

PRÓS E CONTRAS DE MORAR COM OS PAIS

Nessas horas a melhor alternativa é a clássica balança onde se pesa os prós e os contras. Nessa medição não é só o peso dos lados que conta, mas sim a questão financeira e de convivência e que se encaixe melhor em sua atual situação. Confira os prós e contras que ajudam a tomar essa grande decisão da sua vida:

Conheça os prós e contras de morar com os pais na vida adulta

Contras:

– Casa ou apartamento? Próprio ou alugado? Acredito que você tenha suas preferências, mas elas se encaixam na sua condição financeira? O preço dos imóveis no Brasil está cada vez mais alto e esta era uma preocupação que você não tinha antes morando com seus pais. O ideal seria aproveitar que não precisa mesmo pagar aluguel, condomínio ou mesmo IPTU e guardar dinheiro para investir nisso.

– Depois do custo do imóvel, tem as despesas para morar nele, como conta e luz, água, telefone, impostos, telefone e internet. Mesmo ajudando a pagar alguma nas casas dos seus pais, você sentirá o impacto de que agora, elas serão todas suas.

– Fogão, geladeira, panelas e micro-ondas são, inicialmente, os equipamentos que você mais precisará na sua casa, e tudo isso já é um grande investimento. Pelo menos a cama de solteiro da casa dos pais está lá para economizar nisso provisoriamente.

– Comida e roupa lavada também serão desejos a serem conquistados diariamente. Enquanto na casa dos pais, ao chegar do trabalho você tem tudo isso com facilidade, morando sozinho, depois de um longo dia você ainda terá que lavar, passar e cozinhar se quiser dormir bem.

– Lembre-se de reservar também um tempo para passar horas no mercado pesquisando preços e fazendo as compras do mês.

Prós:

– Poder escolher sua própria moradia tem o benefício de que você poderá dar prioridade a um imóvel próximo a seu trabalho, já eliminando dinheiro de transporte e trocando horas em que estaria no trânsito por horas a mais de sono.

– Mais tarefas exigiram seu tempo e dedicação, mas você pode fazê-las exatamente de acordo com o tempo que tem. Se surgir um prazo para a entrega de um trabalho ou algo importante, você poderá por como prioridade a lavar a louça, por exemplo, sem ter seus pais reclamando e perguntando sobre o porque de não ter lavado. Mas aceite se chegar em casa e não houver um copo para beber água.

– Morando sozinho não há outra pessoa para assumir seus erros e aponta-los além de você mesmo. Isso é um grande exercício de amadurecimento. Mesmo que seja chato passar por certas provações, muitas vezes é só assim que se aprende.

Financeiramente, a lista de contras contém mais argumentos que o levariam a permanecer com seus pais, ao mesmo tempo em que a lista de prós contém amadurecimento, agora é só pesar na balança o que você realmente quer e partir para a escolha.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!