PRONATEC – MEC – PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos ,Informações Gerais

O PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, um projeto criado pelo Ministério da Educação lançado no início de 2011 pela atual presidente Dilma Roussef. O Pronatec tem a mesma proposta do PROUNI (Programa Universidade para Todos), ou seja, tem o objetivo de dar bolsas de estudos a estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas.

Segundo os criadores do programa, esta é uma forma de elevar a qualificação dos brasileiros que não têm como pagar um ensino profissionalizante. Outro objetivo do Pronatec é combater o desemprego e oferecer ao mercado mão de obra qualificada, o que hoje está em falta em todos os setores do mercado.

grey PRONATEC   MEC   PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO

Ao defender que “a única fome neste país seja a fome do saber, a fome de grandeza, a fome de solidariedade e de igualdade. E que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção de seus sonhos”, a presidente Dilma Roussef convidou todos os brasileiros a se mobilizarem no intuito de melhorar a educação no país.

Assegurar esse aumento no número de vagas a estudantes de baixa renda também faz com que o crescimento econômico do país continue prosperando, já que mais profissionais qualificados estarão no mercado, dando continuidade ao ciclo da economia de mercado.

Com a criação do programa Pronatec, o governo também pretende aumentar o número de empréstimos estudantis pelo FIES (que possibilita financiamentos de cursos de graduação ou técnicos com taxas de juros mais baixas do que a oferecida por outros bancos).

Um diferencial deste programa é que as próprias empresas interessadas em capacitar seus funcionários poderão inscrevê-los no programa. E o governo, em troca, disponibilizará a elas incentivos de liberação de recursos.

É evidente que esse é um modo de o governo tentar reduzir os problemas de educação pública no Brasil, já que se sabe que as condições de ensino básico são péssimas tanto para os professores, quanto para a sociedade como um todo. Afinal são poucos os estudantes oriundos de escolas públicas que conseguem ter acesso às universidades públicas e a proposta é justamente mudar esse quadro.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!