PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PROJETOR MULTIMÍDIA – COMO FUNCIONA UM RETROPROJETOR

Autor: G. Produções
Publicado em: Tecnologia e Multimídia

PROJETOR MULTIMÍDIA – RETROPROJETOR

Os retroprojetores são excelentes ferramentas de reprodução e exibição de conteúdo para dar aulas, palestras, conferências, exibir fotos, textos, entre outras funções. O funcionamento de um retroprojetor é o mesmo de um projetor de slides ou aqueles tradicionais de cinema. O sistema do retroprojetor consiste na colocação de uma película transparente com uma imagem entre uma fonte de luz e uma lente convergente. O posicionamento correto do objeto, na distância focal da lente faz com que a imagem seja real para ser projetada.

PROJETOR MULTIMÍDIA - COMO FUNCIONA UM RETROPROJETOR

A lente convergente do retroprojetor tem formato plano e ela possui círculos. Chamada de lente de Fresnel, ela reproduz o que há dentro da caixa do retroprojetor. A luz deve passar pela lente, até que um prisma ou um espelho seja atingido e então a imagem se forma. O foco correto se obtém por ajuste da distância do prisma. Os retroprojetores podem ampliar ou reduzir as imagens em questão.

Depois do surgimento do Datashow não se use mais projetor multimídia. Eles foram criados com a finalidade de substituir o quadro-negro. Par utilizá-los, os professores ou conferencistas tinham de fazer transparências que pudessem ser projetadas em alguma parede em branco. Diferente do Datashow, que necessita de um ambiente mais escuro, o retroprojetor permite que a sala esteja inteiramente iluminada. Esse recurso é indicado para a exibição e discussão de textos mais extensos.

Uma vantagem em se comprar um projetor multimídia é o custo-benefício. Ele pode custar cerca de R$ 300 reais e o tempo de duração pode chegar a mais de 10 anos. O Datashow, embora permita a conexão com computadores, tem um preço muito elevado em comparação com o retroprojetor. Ele pode custar cerca de R$ 1.800 reais ou mais. Além dos cabos, o aparelho vem com controle remoto que permita que sejam mudados os slides com apenas um clique.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!