PROJETO DENTISTA DO BEM – WWW.TURMADOBEM.ORG.BR

PROJETO DENTISTA DO BEM - WWW.TURMADOBEM.ORG.BR

PROJETO DENTISTA DO BEM – O Projeto Dentista do Bem é um dos projetos do Turma do Bem – http://turmadobem.org.br/ – uma rede de dentistas espalhados por todo o país. Os profissionais atendem em seus próprios consultórios crianças e adolescentes de baixa renda entre os 11 e 17 anos de forma gratuita até que completem os 18 anos.

A iniciativa começou em 1995, quando o dentista Dr. Fábio Bibancos começou a realizar palestras em escolas privadas e públicas por causa do lançamento do seu livro Um sorriso feliz para seu filho (CLA Editora). Na ocasião, ele observou que os métodos de prevenção de cáries e outros problemas dentários não adiantavam mais para a boca de muitas crianças, estava na hora de partir para os tratamentos específicos.

Com o objetivo de diminuir os problemas odontológicos, dentistas através de trabalho voluntário se somam a esse projeto que vem crescendo a cada ano. O Turma do Bem conta, ainda, com outros projetos, como Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológica a mulheres vítimas de violência doméstica; Mandando Bem, curso gratuito de aperfeiçoamento profissional aos dentistas brasileiros; Políticas Públicas, pelas quais se entra em contato com prefeitos para tomarem decisões em prol da saúde bucal da população.

Outros projetos são o Assistente do Bem, curso gratuito de Auxiliar em Saúde Bucal; Estudante do Bem, concurso que premia estudantes que realizem estudos sobre o tema; Liga do Dentista Limpo orienta os profissionais quanto às boas práticas de biossegurança no seu consultório; Dentista Verde, que mobiliza os dentistas a atuarem de forma ecológica; e o Vez do Bem que junto com a Ong Vez da Voz orienta no atendimento a pacientes deficientes.

Hoje, o Projeto Dentista do Bem integra uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Ela está presente em todos os estados brasileiros, para encontrar um dentista que preste trabalho voluntário, basta acessar o site do projeto e conferir a lista com os nomes dos profissionais que atendem em sua cidade.

No site você pode, ainda, saber como integrar o projeto, ou mesmo, ajudar com doações. Também é possível ficar a par de tudo o que está acontecendo, assistir aos seis vídeos documentários produzidos pelos projetos, bem como conhecê-los melhor, ler notícias e os artigos de colunistas.

O Dentista do Bem pode ser solicitado não só por pessoas físicas, como também por instituições ou escolas. Entre os mantenedores dos projetos estão empresas multinacionais situadas no Brasil e entidades de Portugal, além de uma série de outros parceiros, como entidades e empresas.