PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PROBLEMAS RELACIONADOS A DORES DE OUVIDO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

PROBLEMAS RELACIONADOS A DORES DE OUVIDO

A dor de ouvido é uma doença que pode inúmeras questões como causa, desde o próprio ouvido até doenças e distúrbios em outras partes do corpo, mesmo muito distantes do ouvido. Entre os problemas relacionados a dores de ouvido estão a otite externa aguda, a otite média aguda e um tumor no ouvido.

No caso da otite externa aguda, se trata de uma infecção na pele do canal do ouvido, que pode ser causada tanto por fungos quanto por vários tipos de vermes. A otite externa tem como principal sintoma uma severa dor de ouvido, que normalmente vem acompanhada de coceira. Se a infecção se tornar crônica, podem ainda ocorrer episódios recorrentes de dor aguda, além de descamações da pele no canal auditivo. Este problema costuma também ser conhecido como otite dos nadadores, por ser um problema de ouvido muito comum entre quem pratica natação.

Já a otite média aguda também é uma infecção, mas causada por bactérias e na minoria dos casos por algum vírus, sendo bastante comum de acometer crianças. A infecção acontece quando o germe, presente no nariz ou na garganta, migra para a tuba auditiva. É comum que essa infecção aconteça após uma gripe, mas também pelo contato com outras crianças doentes. Diminuição da audição e dor forte são os principais sintomas neste caso, estando ainda associados à febre, perda de apetite,inquietude, secreção no ouvido e vômitos.

Casos mais graves de problemas relacionados a dores de ouvido

Apesar de menos frequentes, existem também problemas relacionados a dores de ouvido que envolvem tumores. Nesses casos, o paciente sente dor intensa, além de expelir uma secreção no ouvido e ainda registrar a diminuição da audição. O diagnóstico é feito a partir do histórico do paciente, além de um exame no ouvido e ainda outros exames, como ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Outras causas para dor de ouvido

Existem as causas que não tem relação com o sistema auditivo e o motivo mais frequente é de origem dentária. Situações como cáries, apicites paradentares e molares inclusos, disfunções tempero mandibulares e próteses dentárias mal adaptadas a estrutura óssea do paciente pode resultar em intensas dores de ouvido. No caso de pacientes mais idosos, problemas na coluna cervical, como artrite ou traumatismo podem também resultar em dores atrás da orelha ou na área do mastoide.

A dor de ouvido pode ainda resultar de uma infecção nas amídalas, na boca ou na faringe, assim como tumores nas vias aéreas, base do crânio e sistema digestivo. Essas dores ocorrem pelo fato de as regiões da cabeça, tórax, peito e aparelho digestivo contarem com uma extensa ramificação de nervos importantes. É através destas ramificações que o impulso doloroso chega até o ouvido, fazendo conexão entre o órgão da audição e o local da doença, dando a impressão de se ter um problema no ouvido.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!