PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PROBLEMAS CAUSADOS PELO CONSUMO DE CERVEJA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas ,Saúde

PROBLEMAS CAUSADOS PELO CONSUMO DE CERVEJA

O consumo de cerveja é bastante difundido no Brasil, tanto que muita gente tem o hábito de tomar cerveja gelada após o trabalho para relaxar ou em outras situações do cotidiano. Porém, é preciso ficar atento, pois existem diversos problemas causados pelo consumo de cerveja, capazes de afetar a saúde dos consumidores.

Principais problemas causados pelo consumo de cerveja

Um dos problemas mais comuns é a gota, cujo risco de ocorrer aumenta em quem costuma beber duas ou mais doses por dia. Trata-se de uma doença causada pelo excesso de ácido úrico no organismo. Ou seja, aqueles que bebem cerveja regularmente têm um risco maior de apresentar a doença.

Como a gota é provocada pelo excesso de ácido úrico no sangue, ela pode resultar no depósito desse ácido nas articulações. Além disso, é possível que a gota forme cálculos renais.  Para o tratamento da gota, é necessário consultar um médico, que poderá indicar os medicamentos corretos. Em geral, os remédios recomendados atuam na redução da quantidade de ácido úrico no sangue, em conjunto com uma dieta restritiva. Se houver inflamações nas articulações, também será necessário o uso de anti-inflamatórios.

De maneira geral, os efeitos do álcool no organismo humano dependem diretamente da quantidade de bebida consumida e de outros fatores, como peso corporal, sexo, alimentação, e pré-disposição genética. O aumento do consumo pode resultar em mortalidade decorrente de doenças no fígado, doenças cardiovasculares e também o desenvolvimento de câncer.

Um dos problemas causados pelo consumo de cerveja é a gordura abdominal, a famosa barriga de cerveja. A questão é que a cerveja aumenta o volume da barriga da mesma forma que o consumo desregulado de outros alimentos. Por exemplo, um copo de 300 ml de uma cerveja apresenta cerca de 300 calorias.

No caso de cervejas mais encorpadas, como as artesanais, a chance de aumentar as calorias é ainda maior. Para não se prejudicar, tanto na aparência quando na saúda interna, a medida certa é investir na moderação. Você pode aliar o consumo regular, mas moderado da cerveja, com um estilo de vida saudável, que prevê uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Existem vantagens de ingerir cerveja? Apesar de proporcionar muitos problemas de saúde, inclusive o alcoolismo e outros transtornos psíquicos, a cerveja também possui alguns benefícios, desde que consumida com moderação. Por exemplo: o baixo índice glicêmico e as propriedades fitoestrogênicas da cevada e do lúpulo usados na produção da cerveja são elementos que promovem uma dieta equilibrada e previnem a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Por fim, você deve ter cautela ao beber cerveja, lembrando-se dos riscos que essa bebida alcoólica pode causar à sua saúde. Controle tanto a quantidade quanto a frequência da cerveja ingerida por você!

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!