PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PRINCIPAIS MUDANÇAS NA ADOLESCÊNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

PRINCIPAIS MUDANÇAS NA ADOLESCÊNCIA

Com exceção dos órgãos genitais, meninos e meninas têm corpos bem semelhantes em sua infância. Ambos não têm marcação de cintura e quadris, ombros estreitos, peito liso e até seus tons de vozes são parecidos. Durante o crescimento poucas mudanças vão caracterizando o sexo masculino e feminino nas crianças e não fossem as determinações sociais, pouca coisa teria mudado na distinção entre os dois. Tudo isso até o alcançar a puberdade, quando as transformações vêm como avalanche para os jovens. Saiba quais são as principais mudanças na adolescência e prepare-se para ver sua vida se transformar.

A puberdade acontece por que uma pequena glândula chamada pituitária, que fica situada na base do cérebro libera substâncias químicas hormonais ao fluxo sanguíneo do corpo humano. Tais substâncias ativam o processamento das glândulas sexuais e elas começam a funcionar. Nos meninos, essas glândulas são os testículos, e nas meninas, os ovários.

Não existe uma idade determinada para todos os meninos e todas as meninas iniciarem essas mudanças hormonais, cada um tem seu próprio ritmo, e as meninas costumam amadurecer primeiro. Mas as mudanças podem variar entre os oito e os treze anos de idade. Esses hormônios que estimulam as alterações físicas aparecem na vida de meninos e meninas para marcar uma nova etapa importante da vida: a adolescência. Saiba como identificar as mudanças que acontecem nos meninos e nas meninas:

Principais mudanças na adolescência para as meninas

A primeira mudança no corpo das meninas e que marca a chegada da sua puberdade, é a chegada da menarca, como é chamada a primeira menstruação. As meninas ganham altura e peso, seus quadris começam a tomar forma, ficando mais redondos e marcados. Os seios começam a crescer causando certo incômodo e também os pelos pubianos.

A menstruação começa a voltar todos os meses, iniciando um ciclo, e junto com ele, cólicas e enjoo. A fase próxima à menstruação também será uma novidade, além da irritação, a TPM (tensão pré-menstrual) fará com que a pele da adolescente fique mais oleosa e consequentemente tenha espinhas.

Principais mudanças na adolescência para os meninos

Os rapazes também tem um marco de iniciação da puberdade: a primeira ejaculação, que normalmente acontece enquanto dormem. Depois disso o pênis e os testículos cressem e começam a produzir esperma, os ombros e o peito alargam e os músculos começam a se desenvolver. A voz também muda, graças ao engrossamento das cordas vocais, que deixaram a voz mais grave. Além dos pelos púbicos como nas meninas, os meninos podem ter ainda crescimento de pelos no peito, nos braços, nas penas e no rosto, começando a criar barba.

O despertar da sexualidade

Junto com as transformações corporais iniciadas na puberdade, é necessário que o adolescente amadureça também psicologicamente para que consiga compreender as mudanças que acontece em seu corpo. É completamente normal se sentir desconfortável em um corpo adulto se ainda se sente criança, ou por de repente ter pensamentos sobre sexo. A adolescência é marcada por essa transição entre criança e adulto e todas as dúvidas que a idade pode trazer. É uma fase de descobertas, onde as novas sensações e desejos despertam dúvidas e angústias.

A orientação dos pais, da família ou de algum adulto próximo do qual o jovem confie é importante para que ele perceba que a fase é normal e que todos devem passar por ela com as mesmas dúvidas, por isso uma conversa é sempre importante com a chegada da puberdade.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!