PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PRINCIPAIS MUDANÇAS DURANTE A ADOLESCÊNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

PRINCIPAIS MUDANÇAS DURANTE A ADOLESCÊNCIA

Quando um jovem está entrando na puberdade, uma fase difícil pode ser conseguir lidar com as principais mudanças no corpo durante a adolescência. Algumas alterações já podem ter acontecido, enquanto outras ainda irão acontecer ainda até o final da adolescência. Esta fase é um período em que os hormônios estão borbulhando, por isso, além de precisar lidar com as mudanças no corpo, o humor dos adolescentes também fica bastante instável, precisando contar com uma dose extra de paciência por parte dos pais e dos colegas mais próximos. E essas são apenas algumas das principais mudanças durante a adolescência no corpo e na mente.

Se você está passando por esta fase ou conhece alguém que esteja sofrendo estas transformações, saber como funciona este processo e quais são as principais mudanças no corpo durante a adolescência pode ajudar neste processo. As mudanças geralmente ocorrem conforme listado abaixo, mas dependendo de cada organismo, a ordem e a intensidade das alterações podem ser diferentes. Confira as principais mudanças:

Principais mudanças durante a adolescência no corpo

– Crescimento mais rápido: o adolescente percebe que está crescendo mais rápido do que foi seu desenvolvimento durante a infância. Esta fase é conhecida como pico de crescimento, onde ocorre, por exemplo, o surgimento de pelos pubianos e o crescimento dos seios, no caso das meninas. É comum também notar que pés e mãos estão aumentando de tamanho, assim como consequentemente os braços e pernas. Este período pode ser difícil, já que até o corpo ficar proporcional, o adolescente irá sofrer com as adaptações.

– Pelos corporais: os pelos na região pubiana começam a crescer justamente nesta fase, se estendendo da parte inferior da barriga até o fim das pernas. Este tipo de mudança ocorre bem cedo, antes mesmo do crescimento e o aparecimento dos seios nas meninas.  Os pelos nascem ainda macios e em pequena quantidade, mas depois passam a ficar maiores e um pouco enrolados. Durante o período de dois a três anos, os pelos começam a crescer entre as pernas e acabam cobrindo toda a área pubiana, chegando a atingir a parte superior da virilha.

– Aumento da transpiração: é comum que nesta fase as glândulas sudoríparas fiquem maiores e mais ativas e por isso o adolescente sua muito mais.

Cabelos e peles oleosos: enquanto se passa pela puberdade, também é comum que os poros da pela produzam mais óleo, principalmente na área da face, o que pode acarretar no surgimento da acne. Pode ser preciso lavar os cabelos e o rosto com mais frequência durante esta fase de amadurecimento do corpo.

– Alterações na área genital: os genitais dos adolescentes também crescem nesta época. No caso das meninas, além do crescimento dos seios, acontece ainda o fato de as partes externas da sua genital (vulva) são envolvidas por dois grupos de "lábios". Os grandes lábios possuem pelos; os pequenos lábios, localizados mais internamente, não. Estes aumentam um pouco de tamanho. Dentro do seu corpo, a vagina começa a ficar mais comprida e o útero maior.

Essas são algumas das principais mudanças que ocorrem na vida do adolescente. Fique atento e caso tenha dúvidas consulte um médico.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!