PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE LAQUEADURA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE LAQUEADURA

PRINCIPAIS INFORMAÇÕES SOBRE LAQUEADURA – Mulheres que desejam evitar uma gravidez podem recorrer a um processo conhecido como laqueadura. De forma semelhante à vasectomia, procedimento de esterilização voluntária masculina, a laqueadura também funciona como uma esterilização definitiva. Confira nesse artigo quais são as principais informações sobre laqueadura que você precisa saber para seguir em frente em sua decisão.

Conheça as principais informações sobre laqueadura

A laqueadura consiste no fechamento das tubas uterinas, com a finalidade de impedir que o óvulo desça e que o espermatozoide suba, evitando a fecundação e, consequentemente, a concepção de um filho.

Apesar de ser uma cirurgia, a laqueadura é bastante simples, visto que ela requer o corte das trompas. Além disso, as extremidades de cada trompa são amarradas de modo a bloquear a passagem dos espermatozoides na porção mais dital. A passagem do óvulo também é impedida, mas na porção mais proximal.

Como se trata de uma cirurgia em que a cavidade abdominal deve ser aberta para que os cirurgiões acessem as trompas, o procedimento pode ser feito por meio de abertura direta ou via laparoscopia.

O risco de engravidar após uma laqueadura é de menos que 1%. No entanto, é indispensável saber que o fato de ter feito laqueadura não significa que a mulher está livre de pegar uma DST. Então, o uso de preservativos deve continuar ocorrendo em todas as relações sexuais.

Benefícios da laqueadura

Uma das maiores vantagens da laqueadura é a possibilidade de transar normalmente após o processo, sem o medo de engravidar caso não seja utilizado nenhum método anticoncepcional. Além disso, a cirurgia não muda a libido feminina e nem apresenta efeitos colaterais em relação ao leite materno de quem acabou de ter filho e está na fase de amamentação da criança. Em longo prazo, também não há riscos para a saúde de mulheres que se sujeitam à laqueadura.

Reversão da laqueadura

Se você já ouviu falar em reversão de laqueadura, deve saber que há várias informações diferentes disseminadas por aí. Para esclarecer suas dúvidas, separamos algumas das principais informações relacionadas à reversão da laqueadura:

– É possível reverter o processo em cerca de 80% dos casos, quantidade que aumenta para 100% quando a reversão é feita por aneis;

– A decisão deve ser feita com cautela, afinal, a mulher pode sofrer danos psicológicos, precisando de auxílio após a reversão.

Agora que você conhece todas as principais informações sobre laqueadura, converse com o seu médico para ter mais detalhes a respeito do procedimento. Lembre-se de que, assim como a reversão, a cirurgia para impedir uma eventual gravidez deve ser pensada levando em conta diversos fatores!






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!