PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PRINCIPAIS DOENÇAS BUCAIS E FORMAS DE TRATAMENTO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

As principais doenças bucais e formas de tratamento vão além dos problemas dentários, existindo diferentes problemas que podem acometer a boca, o qual é o órgão do corpo que mais está exposto a infecções e traumas. Entre os motivos para isso está o fato da boca ser uma cavidade escura, úmida, cheia de microrganismos, vascularizada e sensível às variações de temperatura.

Quais são as principais doenças bucais

– Afta: é uma doença bucal bastante comum e diz respeito a feridas na mucosa da boca, que aparecem isoladamente, mas podem ocorrer com frequência. Entre as principais causas estão cansaço, estresse, problemas intestinais, alergia a alimentos, deficiência de vitaminas, alterações hormonais e mesmo mordidas.

Para tratar é preciso usar antibiótico, mesmo quando não existe ligação com bactérias e fungos, por isso, é preciso visitar o médico.

PRINCIPAIS DOENÇAS BUCAIS E FORMAS DE TRATAMENTO

– Herpes: é uma doença bucal infectocontagiosa, transmitida através de relação sexual e causada pelo vírus herpes simples (VHS), que fica escondido no organismo. O herpes também é contraído através do beijo e quando o organismo está com a imunidade baixa, ele se manifesta.

Pode, ainda, aparecer devido à exposição solar e durante a menstruação. São bolhas pequenas que aprecem nos lábios e duram, em média, duas semanas. Embora não exista cura, há medicamentos antivirais que redizem os sintomas e aceleram o seu desaparecimento.

– Gengivite e periodontite: é outra das doenças bucais que consiste em uma inflamação da gengiva (gengivite), causada pelo acúmulo da placa bacteriana. O local torna-se avermelhado e pode sangrar. O tratamento consiste apenas em remover a placa bacteriana, no entanto, se não for tratada, pode evoluir para a periodontite, quando as fibras e os tecidos que suportam os dentes ficam comprometidos.

Para a periodontite, é preciso visitar um médico especialista, para que os dentes não sejam perdidos. Ele fará uma limpeza minuciosa e pode até mesmo precisar operar.

– Candidíase: mais conhecida como 'sapinho', está entre as doenças bucais que aparecem na forma de manchas brancas e avermelhadas no céu da boca ou nos seus cantos. São causadas por fungos e não doem, sendo que surgem na queda da imunidade. O tratamento consiste no uso de remédios antifúngicos.

– Halitose: popularmente chamada de mau hálito, é bastante comum e tem mais de 50 causas diferentes. Porém, em 90% dos casos o que falta mesmo é uma boa higienização regular da boca. Embora alguns casos estejam ligados a problemas estomacais, a maioria é causada pela falta de limpeza, inclusive, da língua. Para tratar, basta escovar bem os dentes e a língua.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!