PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PREVENIR PEDRAS NOS RINS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

PREVENIR PEDRAS NOS RINS

A pedra nos rins, ou o problema de cálculo renal, como chamam os médicos, é uma das complicações mais comuns, porém difíceis de lidar. Quem sofre com o problema sente muitas dores, náuseas, vômitos, febre, e o maior dos sintomas, sangue na urina. Pensando nisso, separamos algumas dicas para prevenir pedras nos rins.

A vilã da história é a pedra que se forma quando algumas substâncias secretadas pela urina – como o cálcio – estão presentes no rim em quantidade excessiva, causando um processo de cristalização Para se livrar desse mal, há alguns cuidados que você deve tomar.

Confira dicas para prevenir pedras nos rins

1. Foco na hidratação

É a principal recomendação médica para evitar pedras nos rins e também ajuda no tratamento, deixando a urina menos concentrada, e auxiliando a diluição dos cristais que transformam a pedra. Por isso, para auxílio na prevenção das pedras nos rins, tome muita água. Procure manter uma garrafa por perto no trabalho, por exemplo, para não se esquecer de investir em grandes quantidades diariamente.

2. Atenção redobrada nos dias quentes

A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão, e o principal motivo disso é a maior perda de líquido pela transpiração. Portanto, a ingestão de água, que já é importante nos outros dias do ano, é indispensável e precisa ser redobrada durante o verão e em dias muito quentes.

3. Evite o excesso de álcool

O álcool em excesso pode levar à desidratação e à elevação do ácido úrico, que cristaliza e deixa a urina mais densa, pois as bebidas costumam ser fermentadas e ter um grande teor de ácido.

4. Alimentação regrada

Uma alimentação regrada e monitorada, que elimina os vilões que ajudam a criar pedras nos rins do ser humano, é o caminho para quem deseja conhecer uma grande medida de prevenção. Diminua a quantidade de sal consumido todos os dias, pois ele ajuda na formação de cálculos renais, visto que o consumo elevado leva ao aumento de excreção de sódio pelo rim, o que aumenta a produção de cálcio, fósforo e ácido urino.

O excesso de proteína animal também é um perigo, por causa do aumento do ácido úrico urinário. Já que a hidratação é muito importante, opte por apostar em frutas com alto teor de água.

Tratamento de pedras nos rins

É importante que você possa confiar em um médico especialista para iniciar o tratamento das pedras dos rins caso você tenha apresentado os sintomas citados. Nos casos de pedras nos rins acima de quatro milímetros, será necessário o auxílio de medicamentos analgésicos, que ajudarão a expelir sem dor, além de outros medicamentos que permitirão sua passagem. Lembrando que todos eles devem ser devidamente receitados por um médico.

A cirurgia é recomendada somente quando as pedras possuem mais de dez milímetros, e se tornam muito agressivas para serem expelidas pelo corpo. Há dois procedimentos cirúrgicos para retirada das pedras nos rins: a litotripsia é a emissão de ondas de choque que quebram o cálculo renal, e o endoscópicos é a retirada da pedra por meio de sondas e cateteres, ou seja, é o modo mais tradicional.

Agora é só se cuidar para não sofrer com pedras nos rins.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!