PORTAL DO PROFESSOR – MEC – WWW.PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Sites e Links

grey PORTAL DO PROFESSOR   MEC   WWW.PORTALDOPROFESSOR.MEC.GOV.BR

PORTAL DO PROFESSOR – MEC – A profissão de professor, infelizmente, é bastante desvalorizada no Brasil de um modo geral. Esses profissionais estudam constantemente, dedicam muitas horas por dia para a preparação de suas aulas e ainda sacrificam, na maioria das vezes, seus dias de folga para que possam corrigir provas e trabalhos. Em troca, más condições e um cronograma defasado de ensino, pouca segurança para atuar em áreas mais afastadas e uma remuneração pouco atrativa.

Para tentar reverter, pelo menos um pouco, esse quadro desanimador e ajudar os professores na hora de preparar suas aulas a escolher novos formatos de apresentação de conteúdos, além de mantê-los informados sobre diversos assuntos relacionados à educação é que foi criado o Portal do Professorwww.portaldoprofessor.mec.gov.br, uma iniciativa do MEC – Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Portal do Professor está dividido nas categorias Espaço da Aula, Jornal do Professor, Conteúdos Multimídia, Cursos e Materiais, Interação e Colaboração e Links.

Na área Espaço da Aula os professores podem criar aulas com os recursos disponibilizados pelo site, individualmente ou em grupo, e podem escolher se querem divulga-las para que outros professores tenham acesso ou não. Os professores cadastrados podem, ainda, analisar as aulas publicadas no portal para que possam se inspirar e ter novas ideias, além de acessar um roteiro com dicas para que o Espaço da Aula seja aproveitado e usado corretamente.

Ao acessar o Jornal do Professor, estes profissionais poderão ficar por dentro das novidades em assuntos relacionados às salas de aula, bem como ler as matérias que tenham relação com o universo educacional.

Na categoria Conteúdos Multimídia estão disponíveis aos professores diversos recursos que podem ser usados nas salas de aula. Há materiais em áudio, vídeo, hipertexto, no formato de mapas, experimentos, imagem, simulação e softwares educacionais. Todos os professores podem ouvir ou observar os conteúdos disponíveis e usá-los como forma de complemento em suas aulas.

Na área de Cursos e Materiais há links com informações que podem ser úteis aos profissionais da educação. Os professores podem acessar sites com informações sobre cursos ofertados pelo MEC, podem conferir os cadernos didáticos elaborados pelas Secretarias da Educação, saber mais sobre materiais de estudo que podem ser usados em salas de aula e podem ainda acessar sites diversos que tenham relação com educação.

Os professores podem interagir entre si através da área de Interação e Colaboração. Os profissionais tem a opção de participar de chats com outros professores, podem adicionar vídeos ao Youtube em um canal exclusivo e podem ainda participar de fóruns que contém tópicos relacionados à educação e seus desafios.

Por fim, em Links há diversas referências de sites voltados ao universo da educação que podem ser acessados. Entre os temas, são contemplados assuntos bastante relevantes para a necessidade diária do professor na sala de aula, como por exemplo, educação inclusiva, jogos educativos, infográficos, projetos de escolas, museus, entre outros.

Qualquer professor, atuante nos níveis fundamental e médio, pode se cadastrar no Portal do Professor para trocar experiências com outros profissionais, elaborar aulas cada vez melhores, aprender sobre como ampliar seu desempenho em sala de aula, entre outras oportunidades.

PORTAL DO PROFESSOR – MEChttp://www.portaldoprofessor.mec.gov.br




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!