PLACAS TECTÔNICAS DO MUNDO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Informações Gerais

PLACAS TECTÔNICAS DO MUNDO – Os terremotos que causaram imensa destruição no Japão reacenderam a discussão sobre placas tectônicas. Afinal, todos sabem que elas têm relação com estes fenômenos da natureza, mas como um terremoto é causado por elas, quantas placas tectônicas existem no mundo e qual exatamente é sua definição?

grey PLACAS TECTÔNICAS DO MUNDO

As placas tectônicas são porções da litosfera demarcadas por zonas de convergência e divergência. As placas são responsáveis pela sustentação dos continentes e dos oceanos e quando elas colidem, se afastam ou deslizam uma por cima ou por baixo da outra, alteram a dimensão e modificam o contorno do relevo da Terra. O efeito para nós que vivemos nesta superfície é o que vemos em tantos países especialmente da região oriental: terremotos e maremotos de diversos níveis.

A crosta terrestre possui placas que se movimentam e interagem entre si e elas podem originar atividades geológicas. Muitas vezes elas apenas são responsáveis pela formação de regiões montanhosas, como é o caso das placas convergentes, em que a placa mais densa mergulha por baixo da placa com menor densidade. A região dos Andes, por exemplo, nasceu do choque de placas deste tipo.

As placas tectônicas ainda são responsáveis por ocasionar terremotos e erupções vulcânicas. As placas divergentes, ao invés de se aproximarem, se afastam, e dão assim origem a ilhas vulcânicas. Duas placas que deslizam uma ao lado da outra são responsáveis por criar as chamadas falhas transformantes. O atrito entre elas pode ocasionar terremotos.

Estima-se que atualmente existam no mundo inteiro quatorze placas tectônicas principais e trinta e oito menores.




Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail




Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2013 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!