PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PERFIL DE ENGENHEIRO MECÂNICO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Empregos

PERFIL DE ENGENHEIRO MECÂNICO

Entre as características que devem estar presente no perfil de engenheiro mecânico estão: visão crítica, capacidade de inovação e de realizar novos experimentos, consciência ética, social e ambiental, além de conhecer bem a sua área e saber projetar sistemas, produtos e processos. Como os demais engenheiros, é preciso ainda que esse profissional saiba administrar os possíveis problemas de engenharia que surgirem na rotina de trabalho.

Já que as funções do engenheiro mecânico englobam um extenso campo de atividades científicas, tecnológicas e humanas, é imprescindível a ele ter uma capacidade de análise apurada, a fim de estudar e propor soluções adequadas.

Essa engenharia é bastante tradicional no mercado de trabalho, mas mesmo assim, quem se forma nessa área deve estar sempre atento às inovações tecnológicas. Ou seja, deve-se ter, em seu perfil profissional, a habilidade de absorver as novas tecnologias, bem como visualizar, com criatividade, as possíveis aplicações na sua área. E versatilidade é outra característica que vai potencializar as chances desse profissional no mercado de trabalho.

Entre as suas atribuições também está planejar, oferecer viabilidade econômica e gerir pessoas, pesquisas e novas aplicações. É ele também que deve acompanhar a montagem de sistemas mecânicos e seus componentes. Para tanto, é uma exigência que o engenheiro mecânico tenha conhecimento profundo de máquinas operatrizes e ferramentais, bem como agrícolas e de transporte.

O seu conhecimento deve abranger, também, os sistemas de controle hidráulico, pneumático e mecânico, além da dinâmica de fluidos e de estruturas. Sistemas térmicos em geral e resistência de materiais são outros saberes que vão tornar mais possíveis a evolução e o destaque da carreira do profissional.

Mais informações sobre o engenheiro mecânico

Na prática, o engenheiro mecânico pode atuar na indústria mecânica, em metalúrgicas, na produção de alimentos e de bebidas, no agronegócio, na farmoquímica, no setor de celulose, de vestuário e outras. São muitos os ramos de atuação desse profissional, sendo que outros exemplos são o segmento comercial, podendo ser ele de seguros, serviços, varejista ou atacadista.

Administrativo nos segmento público e privado é outro campo que o engenheiro poderá operar, principalmente quando já tiver experiência no mercado de trabalho. O extrativo mineral, setor da geração de energia, transporte terrestre, aéreo e marítimo, além da construção civil são os demais campos onde engenheiros mecânicos são contratados.

Quem preferir a docência poderá dar aulas em instituições de ensino superior. Nesse caso, depois de formado, é importante que o profissional se dedique à academia, fazendo especializações, mestrado e doutorado. É comum que o profissional atue ainda em hospitais, no setor de manutenção e biomecânica.

Na indústria, de modo geral, ele é peça-chave para a modernização de procedimentos, ao propor formas de automação e otimização de processos. Já nas empresas de engenharia, esse engenheiro projeta sistemas de automação industrial, além de executar projetos de engenharia básica.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!