PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





PALITO DE DENTE OU FIO DENTAL – QUAL O MELHOR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

Há quem se questione sobre palito de dente ou fio dental: qual é a melhor opção. Embora os dois sirvam para limpar os dentes, a verdade é que o palito pode causar danos à gengiva. Desse modo, a hora indicada para quando usar palito de dentes é apenas em caso de “emergência”, como ao estar em um restaurante e precisar retirar uma sujeira superficial dos dentes.

Saiba qual o melhor – palito de dente ou fio dental

No entanto, além de saber quando usar palito de dentes é importante atentar ao modo como se usa o instrumento. É comum que algumas pessoas usem o palito de forma errada, ao enfiá-lo entre os dentes, fazendo um tipo de alavanca. Dessa forma, se comprime a papila gengival e, por consequência, colabora para que haja a retração óssea e da gengiva.

PALITO DE DENTE OU FIO DENTAL - QUAL O MELHOR

O uso errado do instrumento também pode provocar a mobilidade nos dentes. Além disso, na hora de pensar sobre palito de dente ou fio dental: qual é a melhor opção vale lembrar que o palito serve apenas para remover resíduos superficiais. Limpar entre os dentes é papel do fio dental, pois só ele consegue retirar a sujeira profunda.

Como usar o fio dental

A higienização dos dentes só é completa quando se usa o fio dental, sendo que ao menos uma ver por dia toda a pessoa deve usá-lo. Porém, para que a limpeza seja eficiente, é preciso saber como usar fio dental. Em primeiro lugar, o fio dental deve ser usado antes de se iniciar a escovão, sendo passado entre todos os dentes, um a um, sem pressa e com suavidade.

O fio dental é responsável por remover a placa bacteriana depositada entre os dentes, que as cerdas da escova não alcançam. Ao retirar essa placa, são reduzidas drasticamente as chances de aparecerem cáries dentárias e doenças periodontais. Também é importante estar com as mãos lavadas.

Para iniciar, pegue em torno de 40 cm de fio e o enrole nos dedos médios ou indicadores, um pouco mais de um lado, deixando apenas o suficiente para que ele fique firme do outro lado. Deslize o fio entre os dentes suavemente, em movimentos de ziguezague, tomando o cuidado para não pressionar o fio sobre o dente, tampouco deixar que ele salte entre os dentes.

É mais eficiente o procedimento se você formar um C com o fio dental ao redor do dente e, depois, puxar devagar o fio para cima, da linha da gengiva até a parte superior do dente. Conforme você vai usando o fio, desenrole do dedo e pegue uma parte limpa para continuar o trabalho.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!