OPÇÕES DE TURISMO CULTURAL EM FLORIANÓPOLIS

OPÇÕES DE TURISMO CULTURAL EM FLORIANÓPOLIS

Não é só de mar que vivem os turistas da capital catarinense, pois além de sol e um belíssimo litoral, existem muitas opções de turismo cultural em Florianópolis. Muitas delas, claro, estão aliadas às praias paradisíacas, como Jurerê, onde além de uma deliciosa areia para curtir o dia, é possível aproveitar a badalação nos diversos restaurantes e bares a beira-mar.

Já na praia do Campeche, é possível valer-se de uma das tantas opções de turismo esportivo, pois o lugar é ideal para a prática de kitesurf, windsurf e surf, ou mesmo jogar vôlei ou futevôlei nas quadras disponibilizadas aos visitantes.

A praia da Joaquina, por sua vez, é outra opção famosa para os visitantes que buscam turismo cultural em Florianópolis. É nela onde muitos surfistas gostam de pegar onda e sendo o surf um dos elementos da cultura da capital, é uma dica para conhecer mais sobre a região. Já nas dunas, é possível praticar o sandboard.

A belíssima Lagoa da Conceição se destaca pela possibilidade de fazer trilhas margeando as suas águas doces e também possui uma vida noturna agitada, devido, inclusive, aos seus numerosos bares e restaurantes. A Lagoinha do Leste também convida para trilhas em meio à natureza.

Mais dicas e opções de turismo cultural em Florianópolis

Entre as opções para conhecer a cultura local, além de trilhas e esportes, é possível conhecer um pouco da história da ilha, fazendo uma visita ao Centro Histórico de Florianópolis. Entre os destaques dessa região está a figueira centenária da Praça XV de Novembro e o Palácio Cruz e Souza, que já sediou o Palácio do Governo do Estado. As suas salas abrigam exposições sobre arte e história e uma parte do local sedia o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

Já o Museu Victor Meirelles, que foi a casa do pintor de mesmo nome, disponibiliza as suas obras para visitação. Enquanto isso, a Catedral Metropolitana é uma atração que foi erguida em 1773, embora tenha passado por inúmeras reformas e já tenha sido tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

É no Centro Histórico que também está o Mercado Público, que não pode ficar de fora do seu roteiro de turismo cultural em Florianópolis. Você não vai encontrar apenas deliciosas refeições e alimentos para levar, mas também poderá comprar artesanato produzido na ilha.

Outra atração cultural na capital catarinense é o bairro Santo Antônio de Lisboa, um dos primeiros a ser colonizado, além de ainda preservar algumas características da tradição açoriana. Exemplos são as edificações em estilo colonial. O local possui ainda um importante centro gastronômico, para conhecer a culinária típica.

Por fim, outro bairro que preserva a cultura açoriana é o Ribeirão da Ilha, que segue a tradição dos pescadores que habitaram o lugar. Aqui, você encontra restaurantes especializados em ostras, um dos alimentos mais marcantes da culinária local.