PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





OFERTA DE VACINAS CONTRA O VÍRUS HPV

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

OFERTA DE VACINAS CONTRA O VÍRUS HPV – HPV é uma doença sexualmente transmissível – DST, também chamada de papilomavírus humano e considerada a mais comum entre as demais. Estudos apontam que aproximadamente 50% da população com vida sexual ativa vai entrar em contato com a doença em algum momento da vida.

Dados mostram, ainda, que em todo o planeta existam cerca de 30 milhões de pessoas com as verrugas associadas ao HPV, mais de 10 milhões de mulheres com lesões intra epiteliais de alto grau no colo uterino e 500 mil casos de câncer do colo uterino. Todos esses são os resultados de quem atrai a DST.

OFERTA DE VACINAS CONTRA O VÍRUS HPV

Os números assustam ainda mais quando se fala da quantidade de mortes devido à doença. No Brasil, estima-se que em torno de 4 mil mulheres falecem por causa de câncer do colo uterino e a cada ano mais de 18 mil mulheres são infectadas. Diante desse quadro, o SUS começou uma campanha de oferta de vacinas contra o vírus HPV, porém, ela vai ser posta em prática apenas a partir de março de 2014.

Como vai funcionar a campanha

A campanha de oferta de vacinas contra o vírus HPV vai ser destinada a meninas de 10 e 11 anos, que tiverem a autorização dos pais ou responsáveis. O objetivo é vacinar 80% do sexo feminino nessa faixa etária. Para tanto, serão gastos R$ 360,7 milhões para adquirir 12 milhões de doses.A imunização ocorrerá nas unidades de saúde e nas escolas públicas.

Já a vacina da campanha vacinação HPV será produzida no país através de uma parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) entre um laboratório internacional (Merck) e o Instituto Butantan. Conforme o Ministério da Saúde, a vacina HPV tem eficácia comprovada somente em mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. No então, não são eliminadas outras formas de prevenção, como a realização do exame papanicolau e o uso de camisinha nas relações sexuais.

Atualmente, existem dois tipos de vacina HPV, uma delas é quadrivalente, que previne contra os tipos 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer de colo do útero e contra os tipos 6 e 11, presentes em 90% dos casos de verrugas genitais. A outra é específica para os subtipos 16 e 18.

No entanto, o real impacto da campanha vacinação HPV somente poderá ser observado após décadas. Essa será a vigésima sétima vacina oferecida pelo sistema público de saúde. Na Austrália, a vacina é administrada em meninas de 12 a 13 anos e, nos Estados Unidos, dos 14 aos 19 anos.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!