PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE SABER SOBRE NUTRIENTES NA GRAVIDEZ

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE SABER SOBRE NUTRIENTES NA GRAVIDEZ

O que saber sobre nutrientes na gravidez? Bem, a alimentação de uma gestante precisa mudar, pois nutrientes como vitaminas e cálcio não podem faltar para a futura mamãe, que agora come por dois. E essa máxima nunca foi tão verdadeira, uma vez que o cardápio adequado fortalece o corpo da gestante para os desafios da gravidez e também faz o bebê a crescer cheio de saúde, evitando anemia ou déficits de crescimento e desenvolvimento fetal, além de defeitos do tubo neural.

Ao conhecer os nutrientes necessários para uma gravidez saudável, e como eles agem e colaboram para o corpo da gestante, você terá melhores condições de preparar um cardápio mais apropriado.

Veja o que saber sobre nutrientes na gravidez

1. Proteínas: as proteínas são essenciais para o crescimento celular e para a produção de sangue do feto. Para a dieta da gestante, são recomendados carnes magras, frango, peixe, ovo branco, feijão e amendoim, alternando-os durante os nove meses, para encontrar proteínas suficientes para seu corpo.

2. Carboidratos: é comum que a grávida se depare com certa indisposição durante a gravidez, pois é isso que provoca tantas horas de sono e preguiça. Porém, a vida não pode parar, ao menos não nos primeiros meses de gravidez. Por isso, os carboidratos são grandes alisados para proporcionar energia para a gestante. São nutrientes muito fáceis de serem adaptados no dia-a-dia, com pães, cereais, arroz, batata, macarrão, frutas e vegetais.

3. Cálcio: é um dos nutrientes mais importantes, pois está diretamente ligado com as funções nervosas, pela contração muscular, e pelo tecido ósseo do bebê a se formar no útero. O cálcio pode ser encontrado em abundância no leite ou em alimentos derivados dele, como iogurte e queijos. Além disso, esse nutriente está presente em peixes e no espinafre.

4. Ferro: por ser responsável pela produção das células sanguíneas, trata-se do maior agente de prevenção contra a anemia, que pode atingir mãe ou bebê. Pode ser encontrado em alimentos como carne vermelha, espinafre, cereais e pães ricos em grão integral.

5. Vitamina A: a vitamina A é o que proporciona o crescimento ósseo e da pele, além de garantir uma visão saudável para o feto. Alguns alimentos que fornecem grande quantidade de Vitamina A são: cenoura, folhas verde escuras e batata doce.

6. Vitamina C: já a vitamina C é o que ajuda a absorção do ferro na saúde bucal, formando dentes, gengivas e ossos saudáveis na arcada dentária. Para a quantidade necessária, consuma diariamente frutas cítricas, brócolis e tomate.

7. Ácido fólico: sua principal função é produzir enzimas, proteínas e sangue. Por isso, a grávida precisa consumir diariamente vegetais de tom amarelo escuro, que possuem o ácido fólico em grandes quantidades.

8. Gordura: além da energia corporal que proporciona, dando uma turbinada no efeito dos carboidratos, é também responsável pela produção de hormônios. Pode ser consumida em carnes, margarina ou óleo vegetal, mas cuidado com o exagero, visto que sobrepeso não ajuda nada a continuidade da gravidez.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!