PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE SABER SOBRE GRAVIDEZ GEMELAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Engravidar

O QUE SABER SOBRE GRAVIDEZ GEMELAR

Você que está planejando ser mãe conhece a probabilidade de ter filhos gêmeos? Para esclarecer essa e outras dúvidas, confira o que saber sobre gravidez gemelar, que além de dois bebês pode gerar mais filhos de uma única vez. Esse tipo gestação também se chama múltipla.

Na verdade, a gravidez de dois ou mais bebês, devido a questões hereditárias, não é muito comum, podendo ocorrer uma vez em cada 90 gestações, sendo que na raça negra os gêmeos, trigêmeos, etc, são mais comuns. No entanto, quando se tratam dos métodos de reprodução assistida, a incidência de gestações múltiplas é maior, correspondendo a 3,2% delas.

Além disso, com o passar dos anos, desde que foi gerado o primeiro bebê de proveta, o número de gestações de gêmeos e trigêmeos aumentou em torno de 70%. A probabilidade de nascer mais de um bebê quando é feito um tratamento para infertilidade gira em torno de 15%. Mesmo que para muitas mulheres seja um sonho que se torna realidade, a verdade é que a gestação de mais de um bebê exige cuidados extras.

Nesses casos, as chances de haver complicações são grandes. É comum que bebês gêmeos nasçam prematuros ou com baixo peso. Para a gestante, os problemas que podem aparecer são de pressão arterial, anemia, diabetes e mesmo a depressão pós-parto.

Mais informações sobre o que saber sobre gravidez de gêmeos

A gravidez de gêmeos ou mais bebês torna-se mais comum nos casos de reprodução assistida porque para aumentar as chances do tratamento obter sucesso os especialistas usam um maior número de embriões. No entanto, existem restrições conforme a idade da mulher. No caso dela ter até 35 anos o máximo que pode receber é dois embriões.

Já quem deseja ser mãe e tem de 36 a 40 anos pode receber até três embriões e, mulheres acima dos 40 anos, quatro embriões. Quanto à gravidez gemelar natural, que tem como causa fator genético, é mais possível que a mulher tenha gêmeos ou mais filhos apenas se na sua família existem casos de gestação múltipla.

Isso acontece porque existem famílias onde há uma maior facilidade de haver fecundação de dois ou mais óvulos ao mesmo tempo. Porém, é possível ainda que mesmo sem casos na família a mulher tenha gêmeos. A explicação para isso pode estar na idade da mãe, no caso dela ter entre 35 e 40 anos. À medida que o corpo envelhece aumentam os hormônios que estimulam a produção de mais óvulos por vez.

Indícios apontam ainda que mulheres que fizerem uso de anticoncepcional por muito tempo também têm mais chances de gestação gemelar. Outro fator é a estatura, sendo que as mais altas possuem 30% mais chance de ter gêmeos ou mais filhos de uma única vez.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!