PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE SABER SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR ONLINE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Internet

O QUE SABER SOBRE DIREITOS DO CONSUMIDOR ONLINE

O consumidor conta com direitos, tanto que existe o Código de Defesa do Consumidor. Além disso, muito do que se aplica ao cliente tradicional também serve quando a compra é pela internet. Por isso, se você gosta dessa facilidade, veja o que saber sobre direitos do consumidor online. Vale ressaltar, entretanto, que nem sempre isso funciona quando o consumidor compra de fornecedores do exterior.

Está cada vez mais comum adquirir mercadorias de outros países e, nesse caso, é preciso buscar informações específicas para esse tipo de compra. No entanto, quando cliente e empresa estão no Brasil, mesmo que a compra seja online, o cliente não está desassistido. Uma dica sobre o que saber sobre direitos do consumidor online é sempre guardar/imprimir os e-mails e demais documentos eletrônicos recebidos/trocados com a loja online, mesmo que, aparentemente, esteja tudo certo. Caso seja necessário recorrer, de alguma forma, você já terá tudo em mão, sendo que esse material vai servir para provar a relação contratual entre cliente e empresa.

Outra dica é guardar esses e-mails por alguns meses, inclusive até que termine o prazo de garantia do produto, quando houver. Um direito muito importante do consumidor virtual é que ele tem o prazo de até sete dias (contados a partir do recebimento da mercadoria) para se arrepender da compra. Nesse caso, o produto deve ser devolvido e o dinheiro ressarcido.

Mais sobre o que saber sobre direitos do consumidor online

Quando a mercadoria entregue ao consumidor possui um defeito ou mesmo não condiz com o que estava descrito no site da loja, o cliente tem o direito de ser ressarcido ou, se preferir, receber um novo produto em condições adequadas. Isso independe do produto ter saído da empresa danificado ou ter estragado no seu transporte.

Mesmo que a lei defenda os consumidores virtuais também, é preciso que as pessoas que adquirem mercadorias da internet também tenham os cuidados necessários. É necessário, acima de tudo, sempre comprar produtos de lojas virtuais consolidadas, de que outras pessoas já têm o costume de comprar.

Converse com amigos e conhecidos sobre as suas experiências, para não cometer os mesmos erros que elas, quando for o caso. Existem empresas que são famosas, por exemplo, por dificilmente cumprirem os prazos de entrega. Nesse caso, evite negociar com esse e-commerce, para não ter dor de cabeça.

Na internet, também é possível pesquisar em sites que recebem reclamações dos consumidores, para avaliar como está a confiabilidade das lojas virtuais. Também é importante que os clientes do comércio eletrônico sempre leiam a política de trocas, de privacidade e demais informações que o site disponibiliza. Assim, diminuem as chances de adquirir produtos de lojas com as quais você possa se incomodar no futuro.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!