PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE SABER SOBRE ANOREXIA NA ADOLESCÊNCIA E NA INFÂNCIA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE SABER SOBRE ANOREXIA NA ADOLESCÊNCIA E NA INFÂNCIA

Meninas acharem que estão gordas e que precisam emagrecer é normal até certo ponto, já que se vende a ideia de que beleza e magreza andam juntas. Mas é preciso que pais e educadores estejam atentos se a perda de peso se tornar uma neurose. Para tanto, veja o que saber sobre anorexia na adolescência e na infância.

A anorexia, assim como a bulimia, é um distúrbio associado aos hábitos alimentares que pode aparecer ainda na infância, principalmente, em meninas. Além de levantamentos apontarem que os casos veem crescendo é um problema que também tem ligação com fatores genéticos.

Existem alguns sinais que os pais podem observar em seus filhos para identificar se sofrem de anorexia, como não querer ficar com o peso mínimo levando em conta a sua altura e idade, ter medo demasiado de aumentar de peso, mesmo quando está abaixo do ideal, e passar por problemas de saúde devido ao exagero nos exercícios físicos.

Embora sejam semelhantes, é importante distinguir a anorexia da bulimia, sendo que a primeira se caracteriza pela pessoa que come pouco demais, prejudicando a ingestão mínima de nutrientes básicos para o seu bem estar. A criança ou adolescente pode começar reduzindo a quantidade do número de refeições, bem como se preocupar excessivamente com as calorias de cada alimento.

Outras podem ainda fazer jejum prolongado e, por tudo isso, ocorre uma perda de peso preocupante, o que pode levar a criança ou adolescente a ficar doente com mais facilidade. A gravidade do problema pode variar, mas existem casos em que a anorexia pode levar à morte.

Mais sobre o que saber sobre anorexia na adolescência e na infância

A bulimia, por sua vez, ocorre quando a pessoa come normalmente, algumas vezes, até mais do que o necessário, e tem o costume de, logo após fazer isso, forçar o vômito. Elas podem ainda tomar laxantes para ter diarreia ou fazer exercícios de modo exagerado. No entanto, a distorção da imagem que possuem sobre o seu peso é menor, mas ainda preocupante.

Aliás, embora a falta de uma alimentação saudável seja um dos grandes problemas da anorexia, essa é apenas uma consequência de um problema maior. Ou seja, crianças e adolescentes com anorexia possuem uma imagem distorcida de seus próprios corpos, pois mesmo estando literalmente “em carne e osso” se enxergam como se estivessem acima do peso.

Outras consequências da anorexia são atraso no crescimento físico e no amadurecimento sexual, ou seja, as meninas podem demorar a menstruar ou mesmo ter o seu ciclo menstrual interrompido, bem como problemas de infertilidade e depressão. A desnutrição é outra consequência, que pode comprometer o funcionamento dos órgãos.

É importante que o quadro seja observado o quanto antes para que se inicie tratamento psicológico e nutricional.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!