PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE SABER SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E DIABETES

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE SABER SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ESTRESSE E DIABETES

Embora o estresse não esteja entre as causas diretas da diabetes, a verdade é que existe uma associação entre as duas doenças. Veja o que saber sobre a relação entre estresse e diabetes e como prevenir ambas.

Um quadro de estresse sozinho não é responsável por uma pessoa desenvolver um dos tipos de diabetes, porém, ao já ter o problema, o indivíduo com estresse pode piorar o seu quadro. Além disso, para quem já possui a pré-disposição de contrair diabetes o estresse funciona como um gatilho, desencadeando a doença do tipo 2.

Nesse tipo de diabetes, o organismo possui dificuldade em processar a insulina, embora consiga ainda produzi-la. A explicação para isso está no fato do estresse liberar cortisona e adrenalina, os quais são hormônios de reação.

Ou seja, eles deixam o corpo alerta e, com isso, crescem os níveis de glicose no organismo, o que aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Isso porque as pessoas que possuem diabetes não têm a capacidade de produzir insulina suficiente para processar a glicose extra.

Além disso, estudos apontam que é o estresse crônico aquele que mais facilmente está associado à diabetes, pois é um quadro provocado por um tipo de trauma, tornando a doença mais presente. Por consequência, existe uma liberação constante de mais açúcar no sangue.

Mais informações sobre o que saber com a relação entre estresse e diabetes

Além da diabetes, o estresse crônico deixa o organismo suscetível a uma série de doenças, uma vez que o problema aumenta os radicais livres no corpo, os quais facilitam o desenvolvimento problemas de saúde.

Quanto à diabetes, vale lembrar que existem outros fatores que podem desencadear a doença, como histórico familiar, sedentarismo, idade e obesidade. Se for identificado o estresse como o estopim da diabetes, é possível tratar o problema e por consequência minimizar o efeito da diabetes no organismo.

Outra relação entre estresse e diabetes é que o primeiro prejudica o tratamento do segundo, tornando o bem estar mais difícil de ser alcançado. Por isso, é imperativo que pessoas com ambos os problemas ou que tenha propensão a desenvolver o diabetes saiba controlar o seu estresse.

Embora exista uma série de tratamentos, entre eles, homeopáticos, fitoterápicos e os convencionais da medicina, é possível que algumas mudanças no dia a dia sejam suficientes para oferecer melhor qualidade de vida. O primeiro passo é avaliar a origem do estresse, se é o ambiente de trabalho, questões mal resolvidas com pessoas próximas, problemas familiares, etc.

A partir disso, é necessário resolver a questão. Em geral, o estresse está associado à vida corrida e se for esse o seu caso está na hora de mudar o ritmo. Nem sempre as mudanças são fáceis, mas se é para evitar uma doença, com certeza vale a pena.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!