PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE PODE CAUSAR CÓLICAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE PODE CAUSAR CÓLICAS – As cólicas são muito comuns, principalmente, nas mulheres. Entre o que pode causar cólicas duas situações destacam-se: menstruação e prisão de ventre. Embora sejam as causas da cólica mais comuns também podem estar associadas a muitas doenças. Por isso, é importante identificar o tipo e as causas da cólica para buscar ajuda de especialistas.

A cólica é uma dor que normalmente acomete os órgãos que são ocos, como o útero, intestino e estômago. Como identificar cólica é fácil, pois se caracteriza por ciclos de dor intensa, com aumento gradativo da intensidade até um pico e depois vai diminuindo aos poucos. Veja como identificar cólica e a sua causadora:

O QUE PODE CAUSAR CÓLICAS

Cólicas de Menstruação

Quando a cólica ocorre durante a menstruação, ela se caracteriza por uma dor pélvica, que é motivada pela liberação de prostaglandina. Essa substância faz o útero contrair para eliminar o endométrio (sangramento). Na maioria das mulheres é comum, ocorrendo principalmente no baixo ventre, de intensidade variável, que se irradia para as costas e membros inferiores.

É uma cólica com dor aguda e intermitente, que pode deixar a mulher de cama, podendo amenizar em alguns períodos curtos. Quando muito forte, associa-se a náuseas, vômitos, dor de cabeça e nas mamas e inchaço. Exercícios aeróbicos que ajudam a liberar endorfina podem evitar as dores fortes, bem como uma dieta rica em fibras. No momento das dores, aplicação de calor no local da dor pode amenizar os sintomas, bem como o uso de anti-inflamatórios não-esteroides para amenizar os sintomas.

Cólicas de Prisão de Ventre

Também chamado de intestino preso é outro motivo do que pode causar cólicas. Caracteriza-se pela constipação intestinal, comum em muitas pessoas que tenham dificuldade para evacuar. É diagnosticado assim quando ocorrem duas ou menos evacuações por semana, ou mesmo, quando o esforço é demasiado grande.

Também é mais comum em mulheres, em especial, quando gestantes. Já as causas normalmente refere-se a uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de líquidos, sedentarismo e consumo exacerbado de proteína animal e de alimentos industrializados. A prisão de ventre e por consequência a cólica provinda dela podem estar relacionados a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.

Além de cólicas, outros sintomas são desconforto, distensão e inchaço abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos. Trata-se o problema com uma mudança de dieta, rica em fibras, líquidos e alimentos com propriedades laxativas (mamão, ameixa, farelos em pó misturados aos alimentos ou diluídos em água ou em sucos).

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!