PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE PERGUNTAR A CANDIDATOS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

O QUE PERGUNTAR A CANDIDATOS EM ENTREVISTA DE EMPREGO

Para escolher funcionários que se enquadram no que uma empresa busca de um profissional o responsável pelo recrutamento deve saber o que perguntar a candidatos em entrevista de emprego. O momento da seleção é o mais importante, pois é nele que o recrutador estará de frente com os candidatos para avaliar melhor as suas opções.

Já que o momento costuma ser tenso, em especial para o candidato, que pelo nervosismo pode não mostrar quem realmente é, uma dica do que perguntar a candidatos em entrevista de emprego são coisas mais banais. Assim, em um primeiro momento, para quebrar o gelo você pode fazer perguntar sobre o clima, o trânsito, etc.

A partir de então, podem iniciar as questões sobre o currículo do candidato, sendo que é provável que ele já tenha sido lido, inclusive, por isso o candidato está na entrevista de emprego. Mesmo assim, é importante saber o que o candidato tem a dizer sobre as suas experiências.

Além disso, no currículo tudo está muito sucinto, inclusive, sobre o que realmente o candidato desempenhava em outras empresas. Quando o recrutador trabalha no departamento pessoal e não vai atuar diretamente com o contratado, é importante que saiba como deve ser o perfil do escolhido.

Dessa forma, será possível identificar se o profissional tem as habilidades necessárias que o cargo exige, como ser criativo, metódico ou ter raciocínio lógico, por exemplo.

O que perguntar a candidatos em entrevista de emprego: mais dicas

Para saber quais são as habilidades do candidato, é possível fazer perguntas diretas, perguntando quais são as suas principais características. Verificar as experiências passadas em outros trabalhos e questionar o candidato sobre elas pode dar as respostas que se procura.

Deixe que a pessoa fale à vontade a não ser que ela se estenda em demasia. Nesse caso, procure acrescentar uma nova pergunta quando tiver uma brecha. Na realidade, o recrutador deve escutar mais do que perguntar, assim, poderá avaliar melhor as chances do candidato para a vaga.

As perguntas devem ser estratégias a fim de responderem vários questionamentos ao mesmo tempo. A não ser que o candidato seja tímido e responda de forma muito curta as perguntas, o recrutador pode ser um pouco repetitivo, até fazer com que o candidato chegue ao ponto esperado.

Uma dica de pergunta estratégia é para saber como o candidato lida com momentos de pressão no trabalho. Ao invés de fazer essa pergunta diretamente, pode exemplificar, com o seguinte exemplo: Se você tivesse um prazo menor para entregar uma quantia maior de relatórios, o que faria?

Também é possível fazer perguntas de cunho pessoal, desde que não sejam evasivas. Isso será importante para saber quem a pessoa realmente é. Pode perguntar sobre os seus gostos pessoais, para construir um perfil.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!