PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE MUDANÇAS NA COR DO ESPERMA PODEM INDICAR

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O sêmen, também chamado de esperma, é formado por diferentes substâncias que são produzidas pelas estruturas genitais do homem. A sua coloração normal pode variar do branco opalescente ao amarelo perolado, o que vai depender dos alimentos ingeridos, do grau de hidratação e do intervalo entre as relações sexuais. O que mudanças na cor do esperma podem indicar, portanto, são alguns problemas.

O melhor diagnostico deve ser feito por um médico urologista, inclusive, se a cor do esperma estiver marrom ou achocolatado ou mesmo róseo ou avermelhado, devido à presença de sangue. Nesse caso, é possível que o homem esteja com uma infecção na região, como a hemospermia, sendo que o sangue pode ter origem da próstata, dos testículos ou do epidídimo. O que indicam mudanças na cor do esperma pode ser ainda o resultado de tuberculose ou câncer.

O QUE MUDANÇAS NA COR DO ESPERMA PODEM INDICAR

Além do sangramento, outros sintomas das mudanças na cor do esperma referem-se à ardência na uretra e a dificuldade e maior vontade de urinar. Porém, existem pacientes que não possuem outros sintomas a não ser as mudanças na cor do esperma. Para diagnosticar, é comum que o médico peça que o paciente realize exames de urina e urocultura com antibiograma, além de ecografia transretal.

O que mudanças na cor do esperma podem indicar para sua saúde

Nem sempre é possível encontrar a causa da hemospermia, porém, em algumas situações se constata casos de cálculos na próstata ou nos ductos ejaculadores. O que indicam mudanças na cor do esperma podem ser, ainda, a obstrução dos ductos deferentes e vesículas seminais, cistos prostáticos ou de condutos deferentes.

Conforme o caso, o tratamento para a hemospermia pode ser apenas a interrupção das relações sexuais por um período de tempo e evitar andar de moto ou de bicicleta para evitar traumas na próstata. O hipismo e outras atividades também pode exigir uma interrupção.

Já os anti-inflamatórios e os inibidores do crescimento prostático são fármacos prescritos por alguns médicos, o que também varia de acordo com a gravidade do problema. Por outro lado, existem tratamentos que devem agir sobre a causa do aparecimento de sangue no esperma, quando são detectadas as causas.

Um exemplo é a prostatite bacteriana, que pode desencadear a hemospermia. Nesse caso, é prescrito pelo médico o tratamento com antibióticos específicos para a situação. Já que a mudança na cor do esperma pode apontar para problemas mais sérios como câncer e tuberculose, embora não seja regra, é importante buscar um profissional da saúde o quanto antes para evitar que o problema evolua.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!