PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE MANCHAS NAS UNHAS SIGNIFICAM

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE MANCHAS NAS UNHAS SIGNIFICAM

Camufladas pela cor dos esmaltes ou simplesmente ignoradas, as manchas que podem aparecer nas unhas nem sempre são percebidas. Porém, é preciso ficar atento às marcas que surgem na superfície ou até na parte interna das unhas, pois podem ser sinais de que há algo errado com sua saúde. O que manchas nas unhas significam?

Para começar, as manchas podem ser indícios de que algo prejudicial esteja acontecendo no nosso organismo, de maneira geral ou local. Saber o que manchas nas unhas significam é indispensável, principalmente se você deseja conhecer mais as diferenças das manchas em aparência e cor, bem como entender o que tais manchas representam para o seu estado de saúde.

O que manchas nas unhas significam

1. Manchas cor de sangue ou avermelhadas

As manchas em tons avermelhados podem representar hematomas causados por traumas, deficiência em vitamina C, ou ainda infecções provenientes de bactérias. Além disso, essas tonalidades são sinais de doenças como eritematoso sistêmico, meningite meningocócica, policiemos ou sangue grosso.

2. Manchas brancas

Já as manchas brancas que se destacam do tom rosa das unhas podem significar infecções fúngicas (micoses) ou deficiência de vitaminas B3, B12 e zinco.

As manchas brancas também podem surgir em forma de linhas transversais. Nesse caso, pode ser por causa de intoxicações agudas em função do consumo de drogas ou em virtude de doenças renais e hipalbuminemia (ausência de proteína albumina).

3. Manchas amarelas

As manchas amarelas também podem ser sinais de micose, ou ainda de edema de extremidades em pessoas que não têm boa circulação ou que possuem retenção de líquidos, hepatite C ou doenças pulmonares, como asma e bronquite.

A coloração amarelada também pode significar a retenção de betacaroteno, que acontece quando a pessoa come determinados alimentos em excesso, tais quais laranja e cenoura, por exemplo.

4. Manchas escuras

Quem mexe com medicamentos diariamente, como farmacêuticos, pode ter mais chances de desenvolver manchas escuras nas unhas. A escuridão nas unhas também pode ser ocasionada pelo uso frequente de alguns compostos, em especial os provenientes de cloroquina, um medicamento de proteção solar que pode ser usado para o lúpus ou doenças autoimunes que provocam pontos vermelhos na pele, causam a diminuição da vitamina B12 e o desenvolvimento das manchas.

Entre as manchas escuras, há variações como as de tom marrom acinzentadas, normalmente encontradas nas unhas de pessoas negras ou morenas. Esse tipo significa o acúmulo de melanina e ferro. O outro tipo é o de manchas enegrecidas, que são chamadas de melanina maligna ou nevo melanocitico. A pinta pode ou não se transformar em melanoma.

Combatendo as manchas:

Como as manchas podem significar problemas de saúde, você deve considerar os riscos aos quais você está sujeito. Por isso, o ideal é procurar um médico especialista para analisar sua suspeita. Lembrando que o que citamos é apenas uma estimativa do que pode estar ocorrendo com seu organismo ou afetando sua saúde diretamente.

Para tratar as manchas, o mais indicado é buscar a ajuda de um dermatologista, até para ter um esclarecimento sobre uma possibilidade de ser mesmo uma mancha que pode gerar um problema da pele. Além disso, o acompanhamento vai ser útil para tratar e remover as manchas.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!