PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER QUANDO UM ANIMAL FOR ENVENENADO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER QUANDO UM ANIMAL FOR ENVENENADO

Um problema muito comum atualmente é o envenenamento de animais, principalmente no caso daqueles que tem acesso livre à rua. Em um caso de envenenamento, saber o que fazer quando um animal for envenenado pode significar a diferença entre a vida e a morte de um bichinho de estimação. Dependendo da quantidade de veneno ingerido e por quanto tempo a substância permaneceu no organismo antes do socorro podem influenciar nos danos que serão causados no animal. Se o tratamento correto for realizado imediatamente, é possível que o animal saia ileso. Entretanto, existem sim casos que podem ser fatais ou causar danos permanentes, mesmo com a ajuda necessária, por conta do efeito do veneno.

Cada caso é um caso diferente. Nem sempre o efeito da substância é imediato no animal. Mas, se você flagrar seu animal ingerindo alguma substância estranha que tem potencial para ser tóxica, não deixe a situação para lá, acreditando que ele ficará bem só pelo fato de não ter mostrado qualquer sinal imediato de intoxicação. Dependendo da substância, os efeitos de alguns venenos podem demorar de três a quatro dias para aparecerem. Pessoas de má fé costumam usar principalmente o chumbinho para envenenar animais, mesmo sendo uma substância proibida.

Mas apesar disso, existem ainda outros vários tipos de veneno, como formicidas e organofosforados. Depois de ingeridas pelos animais, estas substâncias vão direto para o estômago e intestino do animal, onde são absorvidos e rapidamente chegam a corrente sanguínea. No caso das substâncias ácidas, a absorção ocorre ainda mais rápida.

Saiba o que fazer quando um animal for envenenado

A primeira recomendação é jamais dar leite para o animal ingerir após a intoxicação, porque se o veneno for ácido, o leite apenas irá apenas atrasar a absorção da substância. O risco mesmo ocorre se o veneno for pH básico, porque o leite acabará potencializando o efeito do veneno. Somente dê leite se você souber exatamente qual foi a substância ingerida pelo animal. Se o animal estiver convulsionando ou inconsciente, jamais coloque nada na boca dele, já que existe risco de aspiração e consequente morte.

Várias substâncias que são usadas no envenenamento de animais são cáusticas e muito irritantes para as vias aéreas, assim como esôfago e boca. Se o vômito do animal for provocado neste caso, poderá causar várias queimaduras, formando lesões ainda mais graves. Outro perigo neste caso é que provocar o vômito do animal pode acabar numa via falsa e a substância ir parar nos pulmões, afogando o animal, levando a um grave quadro de pneumonia.

Os sintomas mais comuns do envenenamento são convulsões, dificuldade em respirar, perda de equilíbrio, falta de apetite, vômito, letargia ou lentidão, por isso fique atento aos sinais. A melhor coisa a fazer é levar o animal o mais rápido que puder ao veterinário, já que o tempo pode ser um fator crucial nestes casos. Se o atendimento por um profissional for rápido, maiores serão as chances de ele ser salvo.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!