PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER QUANDO O FILHO REPROVA NA ESCOLA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Cursos ,Dicas

Ao saber que o filho não passou de ano, muitos problemas consequentes disso vêm à mente: o dinheiro e esforços perdidos e que devem ser retomados, o atraso que a criança pode ter na vida e o que fazer para evitar que isso aconteça de novo. Essa preocupação acaba pressionando a criança ou o adolescente, que também sente com a reprovação. Ela pensa sobre a perda dos colegas que estão seguindo adiante, enquanto ele tem uma nova turma e o mesmo conteúdo pelo qual enfrentou dificuldades para lidar. A pressão familiar só piora a situação para a criança. Mas afinal, o que resta é a dúvida: o que fazer quando o filho reprova na escola?

Seu filho pode não demonstrar, mas deve estar se sentindo triste e envergonhado por ter falhado. Por isso, este não é o momento de ser dura demais. Uma cobrança é necessária, mas pode prejudicar se exagerada. Se você quer ajudar seu filho a recuperar o tempo perdido, é bom ajudá-lo a superar os problemas que o levaram a repetir, usando os erros como aprendizado. Confira dicas do que fazer quando o filho reprova na escola:

Saiba o que fazer quando o filho reprova na escola

O QUE FAZER QUANDO O FILHO REPROVA NA ESCOLA

Junto com seu filho, avalie como foi o ano dele na escola. Tenha uma conversa franca e deixe-o se abrir sobre ter estudado pouco, ter aderido a más companhias, não ter conseguido se adaptar na escola, não acompanhou o ritmo das aulas ou quaisquer outros motivos que possa ter causado a reprovação. Tente encontrar também as suas falhas, avaliando se você esteve presente, acompanhando os estudos e cobrando resultados. Ambos devem melhorar não cometendo os mesmos erros.

Ensine-o a aprender com o erro

Você e seu filho devem aprender juntos desde o momento da notícia da reprovação. Ele vai perceber sozinho que deve se empenhar desde o início do ano para garantir boas notas e não correr atrás no fim do ano, que não se deve estudar para provas em cima da hora e que deve-se estar mais preparado para este desafio.

Seu papel vai ser apoiar seu filho, ajudando-o a equilibrar o lazer e as obrigações escolares, para que esta necessidade de se preparar previamente não se torne obsessão e ele não se divirta mais. Isso pode prejudica-lo na hora da prova e até fazê-lo esquecer o que tanto estudou, e mais uma vez o esforço será em vão. É importante também ajuda-lo a estudar e assimilar todo o conteúdo dando exemplo de situações práticas. Estar presente em seus estudos sem pressionar, mas sim ajudando é uma bom incentivo para seu filho.

Incentive e valorize seu filho para estimular a melhora

Como todas as outras crianças sua turma, seu filho deve ter problemas com uma matéria e facilidade na outra. Quando ele mostrar bons resultados, elogie! Mostre que você valoriza sua aprendizagem. Faça o mesmo quando ele finalmente conseguir mostrar bons resultados na matéria que o fez reprovar e que tem dificuldades. Nada como um bom elogio e valorização para incentiva um jovem a trabalhar mais por resultados.

Se aproxime da escola do seu filho

O processo de aprendizagem também é importante para que seu filho consiga progredir. Procure os professores ao menos duas vezes por semana para falar sobre o rendimento de seu filho nas aulas, o que eles podem apontar como defeitos e melhorias. Na hora de estudar em casa, estipule uma disciplina como na escola, estabeleça horários, sempre entre uma e duas horas por dia de estudo, revisão de matéria ou leitura de um livro, a hora das refeições sempre as mesas, um espaço para seu filho relatar seu dia na escola e depois a hora de lazer.

Aproveite o momento de divertimento e distração para verificar os cadernos e conferir se as matérias estão sendo anotadas e compreendidas por ele. Observe as correções para na hora dos estudos apontar os erros e ajuda-lo a consertar.






PontoXP © 2006-2018 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!