PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER QUANDO ADOLESCENTES USAM DROGAS

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER QUANDO ADOLESCENTES USAM DROGAS

Muitos pais enfrentam um dilema durante a adolescência dos filhos: o que fazer quando adolescentes usam drogas? A forma de abordar um adolescente que está usando alguma substância tóxica vai depender de vários fatores. O primeiro deles é o tipo de relação que existe entre vocês.

O que fazer quando adolescentes usam drogas proibidas

1. Abordagem escolar

Se a descoberta do uso de drogas pelo adolescente for feita por educadores da escola, a melhor forma de agir nessa situação é escolher alguém que tenha uma boa relação de confiança com o aluno, que conseguirá estabelecer um diálogo proveitoso e encaminhar a situação.

A escola não pode fingir que o problema não existe, preocupada com a divulgação do fato e um possível prejuízo em sua imagem. Entretanto, também não se pode agir impulsivamente, esquecendo-se de que a instituição de ensino não pode resolver a situação por conta própria, rotulando e estigmatizando o aluno adolescente.

2. Atuar na prevenção

É sempre mais eficaz prevenir os comportamentos de risco do que agir depois que eles se instalaram. Mas, quando isso acontece, uma conversa direta com o adolescente, tentando compreender o que está acontecendo com ele e as razões do seu comportamento, pode ser um bom começo. A partir daí é necessário deixar clara a sua posição sobre o uso de drogas, os limites e regras em relação à substância usada, sem assumir uma atitude de enfrentamento, de punição sumária ou preconceituosa.

3. Orientação

É aconselhável uma orientação sobre os efeitos do uso da droga na saúde e no desempenho de atividades escolares e sociais, especialmente se estes já estão se manifestando, bem como uma análise das motivações pessoais que o adolescente tem para reverter o comportamento e desenvolver a habilidade de evitar o uso futuro.

Para os pais, é sempre uma situação angustiante descobrir que seu filho está fazendo uso de substâncias. Seja uma revelação feita por observação direta do comportamento do adolescente, por informação de terceiros ou mesmo por confidência do próprio usuário, é comum que os pais sejam tomados por sentimentos de decepção, culpa, raiva, medo ou impotência.

Contudo, em vez de partir para o enfrentamento ou a simples punição, o caminho que tem maiores possibilidades de dar resultados positivos é o diálogo franco e afetuoso, na busca de entender o que está se passando com a vida desse adolescente e como ele pode ser ajudado.

É essencial que os pais se informem sobre características e efeitos da droga usada, não sendo agressivos nem alarmistas, mas também não agindo com ingenuidade quanto a declarações como: "só experimentei uma vez", "paro quando quiser" e "prometo não usar mais".

Não é tão fácil assim abandonar um comportamento prazeroso e viciante, compartilhado com amigos e que, para alguns, simboliza tornar-se independente. É fundamental ser firme na sua postura diante do consumo de drogas, desde álcool e cigarro até substâncias como maconha, cocaína, entre outras.

Ao saber o que fazer quando adolescentes usam drogas, será mais fácil lidar com a situação.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!