PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA TRATAR SURDEZ CANINA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Dicas

O QUE FAZER PARA TRATAR SURDEZ CANINA

Dores de ouvido nos cães podem ser sinais do início da Otite Externa, uma inflamação do conduto auditivo que pode resultar em diversos problemas, sendo a surdez o mais grave. Então, o que fazer para tratar surdez canina? Antes de saber isso, é necessário aprender a identificar o problema do seu cãozinho.

O que fazer para tratar surdez canina

Como tratar a surdez do cachorro

Se você quer saber o que fazer para tratar surdez canina, lembre que, assim que perceber os primeiros sinais do problema, leve o cachorro ao veterinário, em busca do diagnóstico e do tratamento ideal, que pode ser tópico, feito com pomadas e cremes, via oral, lavagem da orelha ou até mesmo por meio de cirurgia quando houver necessidade.

O médico veterinário vai diagnosticar se o caso já é grave o suficiente para ter deixado o animal surdo. Nesse caso, a cirurgia pode ser necessária. Antes da cirurgia, a lavagem também será fundamental para a remoção de ácaros e outras sujeiras acumuladas na região.

Já o tratamento feito com pomadas e cremes ou medicamentos orais específicos pode até ser conduzido em casa, a partir da aplicação regular dos produtos; sempre de acordo com a recomendação do veterinário.

Prevenir é melhor que remediar? Sim, pois mesmo que o tratamento necessário para curar a Otite do seu cão seja o mais fácil, como a aplicação de pomadas ou remédios, ainda é melhor para o seu cãozinho que você ajude na prevenção do problema, com o intuito de evitar a surdez.

Os cuidados mais importantes consistem na limpeza regular das orelhas do animal. O momento do banho também é crucial. Antes de começar o banho, você deve fazer uma limpeza da orelha do cachorro de maneira correta, bem suavemente com um algodão. Depois, obstrua o conduto auditivo com outro algodão na hora do banho, para evitar o acumulo de água na região. Lembre-se de sempre secar bem a orelha do animal, principalmente ao não utilizar esse bloqueio.

Sintomas e causas

Os principais sinais de Otite nos cães são: coceira; irritabilidade ao contato com as orelhas, que ficam avermelhadas e espessas; e, em alguns casos, o cão passa a sacudir muito a cabeça e até perder o apetite.

Preste atenção aos sinais, como o animal coçar constantemente a orelha arrastando-a contra o chão ou quando eles começam a demonstrar sinais de agressividade, tentando se defender quando alguém se aproxima de suas orelhas.

Ao fazer a limpeza regular das orelhas do cachorro, você poderá observar sinais na coloração delas. Uma orelha saudável possui cera, tem cor rosada e não possui odor. Em compensação, os casos de Otite apresentam orelhas com acúmulo de sujeiras em maior quantidade, o que causa vermelhidão, além de maior espessura, mau cheiro e secreções amareladas. As causas da Otite no seu cãozinho são as mais diversas, sendo que, na maioria dos casos crônicos, mais de uma costuma estar presente na orelha do animal.

A presença de pelos no canal auditivo externo, umidade, utilização de substâncias irritantes ou traumas são os causadores mais comuns desse problema auditivo. Outros motivos para a doença incluem a decorrência de alergias, sarnas e outras manifestações de bactérias nessa região do corpo do bichinho.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!