PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA NÃO PERDER FUNCIONÁRIO PARA EMPRESA RIVAL

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

O QUE FAZER PARA NÃO PERDER FUNCIONÁRIO PARA EMPRESA RIVAL

Empreendimentos do mesmo ramo que o seu podem estar de olho nos seus empregados, ainda mais se o seu negócio está dando uma surra na concorrência. Por isso, é importante saber o que fazer para não perder funcionário para empresa rival.

Não são raros os casos em que outros empreendimentos que atuam no mesmo seguimento procurem nos colaboradores dos seus rivais a solução para o seu negócio. Como o funcionário provavelmente conhece o segredo do sucesso da empresa, ele poderá ensinar a receita aos seus novos chefes.

Um salário melhor e benefícios mais atraentes pode ser o suficiente para você perder a sua galinha dos ovos de ouro para o concorrente. Por isso, é preciso apostar nesse funcionário, garantindo que ele esteja satisfeito com o seu emprego. Claro que ele pode se valer disso justamente para conseguir as mordomias que deseja dentro da empresa.

Nessa hora, o administrador deve agir com consciência e saber até que ponto pode ceder. Além disso, muitas vezes, o que o colaborador quer mesmo não é um aumento de salário, ainda mais se o dele já for bem alto, mas reconhecimento. Você valoriza e reconhece o bom serviço que ele está prestando a sua empresa?

Se você acha que pode fazer melhor, esse é um ponto no qual pode investir para segurar o seu funcionário. Além disso, todo o empregado gosta de um ambiente de trabalho agradável, respeito e ter determinada liberdade para inovar e tomar decisões, ao menos, ser escutado quando tem uma ideia genial.

O que fazer para não perder funcionário para empresa: mais dicas

Uma dica para a concorrência não levar o seu funcionário mais importante é fazer com ele um contrato de emprego diferenciado. Existem os chamados acordos de não concorrência e confidencialidade que, quando assinados entre empresa e funcionário, proíbem que o segundo assuma um novo cargo em empresa concorrente.

Embora essa cláusula não exista na lei trabalhista, é comum em acordos e, por isso, em geral, fica nas mãos do juiz, que vai avaliar cada caso, considerando ou não a questão. Para que surta o efeito necessário, entretanto, esse acordo deve abranger um período de proibição determinado e especificar um limite geográfico.

O melhor, portanto, é buscar um advogado na hora de desenvolver esse acordo, para que as suas chances de validação sejam maiores se o caso for ao tribunal. Outra dica sobre o que fazer para não perder funcionário para empresa rival é envolvê-lo em atividades a longo prazo.

Se ele for do tipo responsável e ético não conseguirá abandonar facilmente o projeto no qual está envolvido. Nesse sentido, vale ainda contratar profissionais que não sejam apenas competentes, mas tenham um bom histórico de atitudes em sua carreira.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!