PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA MANTER O CAPITAL DE GIRO

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Mercado, Negócios e Empresas

O QUE FAZER PARA MANTER O CAPITAL DE GIRO

Saber o que fazer para manter capital de giro é essencial para uma empresa se tornar sólida no mercado, sem ficar flutuando entre as mudanças do mercado. Isso é ainda mais importante quando se tratam de pequenas e médias empresas, que costumam ser as principais abaladas durante os períodos de crise ou apenas de redução nas vendas.

Tanto isso é verdade que muitos desses negócios não conseguem completar dois anos de funcionamento. Porém, isso também é resultado da falta de visão de muitos empreendedores, bem como de conhecimento administrativo, inclusive de gestão financeira. Ou seja, os pequenos e médios empresários não dão a importância necessária aos controles, sendo muito displicentes. Assim, desconhecem a realidade financeira do seu negócio.

Para entender melhor, vale dizer que o capital de giro é todo o dinheiro em caixa, mais o valor das mercadorias que estão à venda e em estoque, além das contas a receber, que são as vendas a prazo. Nesse sentido, o fornecedor de um produto ou matéria-prima é também um fornecedor de capital de giro, uma vez que vende sua mercadoria a prazo.

Para manter o capital de giro, a melhor medida é realizar controle de estoque. A partir disso, é possível conseguir dados a respeito do custo de cada venda, já que toda a venda tem um custo, em que se pode incluir o pagamento do fornecedor e o armazenamento, por exemplo. Já as demais despesas de um empreendimento podem ser controladas com um bom fluxo de caixa.

Mais dicas sobre o que fazer para manter capital de giro

Quem deseja fazer crescer ou mesmo manter o seu capital de giro pode pensar em realizar um financiamento, o que acontece muito. Porém, essa não é uma solução razoável, já que esse dinheiro emprestado do banco vai apenas gerar uma dívida.

Os financiamentos são bem-vindos apenas quando o seu objetivo é usar o dinheiro para adquirir mercadorias à vista. Já quando ele for usado para pagar dívidas, será um péssimo investimento, que vai virar uma boa de neve. Além disso, é preciso entender que quanto mais estoque um negócio tem, maior terá que ser o seu capital de giro, porque um estoque grande tem um custo maior. A solução, portanto, para ter um maior capital de giro, também não é com um estoque maior. O ideal é quando o estoque tem mercadorias na medida certa.

Outra dica de como manter capital de giro é saber administrar o dinheiro em caixa. Para tanto, você deve programar compras à vista, pagando mais barato e aumentando o estoque. Ao contrário do que se pode imaginar, sobrar muito dinheiro em caixa é desperdício.

Por fim, o empresário também deve saber administrar as contas a receber, porque ele está financiando o cliente, ao vender o seu produto a prazo.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!