PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA IDENTIFICAR E TRATAR A CONJUNTIVITE

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER PARA IDENTIFICAR E TRATAR A CONJUNTIVITE

Muita gente que foi viajar para alguma outra cidade ou participar de uma festa com grande aglomeração de pessoas voltou para casa com uma surpresa, com os olhos vermelhos, secos e secretando um líquido. O diagnóstico do médico nestes casos é direto: conjuntivite. Mas pouca gente sabe o que fazer para identificar e tratar a conjuntivite. A doença se trata de uma inflação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte clara dos olhos. Existem três tipos de conjuntivite, a alérgica, viral ou bacteriana. No verão, o tipo de conjuntivite mais comum é o causado por um vírus. O problema deste tipo de conjuntivite é que a principal característica dela é ser altamente contagiosa. A conjuntivite viral pode perdurar entre duas e três semanas.

Como se pega conjuntivite

A conjuntivite viral é transmitida facilmente com o uso compartilhado e objetos pessoais como computador, telefone, toalha ou sabonete, por exemplo. O contato direto, como beijo, gotículas de saliva que são expelidas durante a conversa, aperto de mão e outros cumprimentos e até mesmo ao tocar em superfícies onde alguém com conjuntivite tenha tocado, como no corrimão de uma escada, por exemplo. Por isso, para evitar o contágio, a dica é lavar as mãos muitas vezes, porque este membro é o principal meio de transmissão. O cuidado com essa higiene na área das mãos é fundamental, tanto para se proteger do problema como também para não passar a conjuntivite adiante. Outra dica é evitar ao máximo coçar os olhos.

Saiba o que fazer para identificar e tratar conjuntivite

No caso da conjuntivite viral, os primeiros sintomas se resumem a desconforto em apenas um dos olhos, que acabará ficando vermelho em 24 horas. Depois disso, o olho também secreta um líquido, seguido pelo aparecimento de um caroço. Se não for iniciado o tratamento, em até 72 horas o segundo olho também acaba sendo comprometido. Quando os primeiros sintomas forem identificados, a pessoa deve imediatamente passar a tomar medidas que impeçam a transmissão da conjuntivite, como optar por objetos descartáveis e isolar outras peças que se tenha tido contato com as mãos.

Quais são as recomendações: para quem sabe o que fazer para identificar e tratar conjuntivite a melhor recomendação é procurar por ajuda médica. Uma forma de aliviar o desconforto nos olhos é usar uma compressa de água fria com água mineral, sem se esquecer de depois jogar tudo fora. Além disso, o uso de água boricada ou soro fisiológico não é recomendado, já que o líquido acaba sendo guardado mais tarde e pode causar novas infecções. Em cerca de três semanas, no caso de uma conjuntivite leve, os sintomas estarão desaparecendo. Se ao final deste período os sintomas persistirem ou piorarem, chegando a registrar dores e desconforto, a consulta a um oftalmologista será indispensável, porque o caso pode ter se tornado mais grave.




Assine e Receba Novidades GRÁTIS por e-mail!

Confirme sua inscrição no link que receberá por e-mail


Recomendamos para você

Receba Novidades Grátis

Últimos Artigos:




PontoXP © 2006-2016 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!