PontoXP.com - Dicas e Informações Gerais.





O QUE FAZER PARA EVITAR RESSACA

Autor: Textual Conteúdo
Publicado em: Saúde

O QUE FAZER PARA EVITAR RESSACA

Depois de ter exagerado na bebida, não tem como fugir dos desprazeres do sintoma de uma ressaca no dia seguinte. Ela é inevitável para todo mundo que passa do ponto, apresentando sempre os mesmos clássicos sinais: forte dor de cabeça, fraqueza, tontura, enjoo e uma sede sem fim. Mas o que fazer para evitar ressaca? Algumas ressacas são tão fortes que a pessoa chega a se arrepender da festa no dia anterior. Mas para saber o que fazer para evitar ressaca, você precisa antes entender como funciona nosso organismo quando estamos de ressaca.

Como muita glicose é gasta na tentativa de metabolizar o álcool, e glicose é açúcar e isso significa energia, ficamos muito enfraquecidos durante a ressaca. Além disso, o excesso de álcool também interfere no sistema nervoso central, deixado a pessoa irritada e com sono. O efeito do álcool ainda corrompe mecanismos químicos cerebrais, que ocasionam as dores de cabeça e irritam o aparelho digestivo, resultando em vômito, náuseas e diarreia. Já a boca seca é resultado da ação inibida do hormônio antidiurético.

Que mal faz o excesso de ingestão de álcool? Isso pode trazer vários prejuízos à saúde, como o ganho de peso e acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. O consumo excessivo e frequente pode causar até mesmo lesões cerebrais, além de problemas como inflamações no estômago e intestino, diabetes, úlceras, lesão nos rins, no pâncreas, na próstata ou na bexiga e uma série de outros problemas.

O que fazer para evitar ressaca

1. Boa alimentação: a melhor regra contra a ressaca é se alimentar razoavelmente antes de beber. Ao ingerir álcool com o estômago cheio, os alimentos ajudam a diminuir a difusão da bebida pelas paredes do estômago. Isso acaba retardando a passagem da substância para o intestino, onde seria absorvido muito rapidamente. Com o estômago cheio, o álcool entra na corrente sanguínea de forma gradual.

2. Cuidado com o fígado: fique atento e tenha o cuidado de ingerir alimentos que ajudam a proteger o fígado, já que é ele quem fabrica a enzima responsável pela digestão do álcool. Se o órgão estiver sobrecarregado, ele produzirá uma toxina responsável por uma forte dor de cabeça. Ao se preparar para uma grande festa, não se preocupe apenas com a roupa, mas encare também um suco de beterraba e alho para preparar o fígado.

3. Moderação: uma forma de beber moderadamente é intercalar a bebida com quitutes da festa e alguns copos de água, impedindo novamente que o álcool fique sozinho no estômago. Petiscos ainda vão reduzir o espaço para bebidas em seu estômago. Prefira comer queijos, ricos em gordura, e também proteínas, que facilitam a digestão do álcool, como carnes.

4. Não fique apenas no álcool: para consumir um pouco de água, você pode colocar gelo ou água no drink, além de intercalar as bebidas com outros líquidos não alcoólicos. A principal causa da ressaca é a desidratação. Por isso, abuse da água antes, durante e também depois da bebedeira. Antes de deitar, beba muita água porque, dessa forma, seu organismo vai metabolizar o álcool enquanto você se recompõe.

Agora você já sabe como evitar uma ressaca depois de beber um pouco ou muito, dependendo da sua tolerância ao álcool.

loading...





PontoXP © 2006-2017 - Todos os direitos reservados.
Termos de uso | Contato | Anuncie| Assine os FEEDS RSS!